• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 08/04/2019
Boas Práticas

E. E. Armando Gaban completa 40 anos como exemplo de cidadania

Comemoração aconteceu no último sábado (06) e celebra evolução da escola

O último dia 05 foi dia de comemoração e memória na E.E. Professor Armando Gaban, em Osasco. A data marca exatos 40 anos da fundação da escola, que desde o fim da década de 1970 é considerada um exemplo de superação e cidadania na região.

Fundada em 05/04/1979, a EE Armando Gaban tinha como grande objetivo fornecer educação para uma região crescente na cidade: o Jardim Conceição, localizado próximo à Rodovia Raposo Tavares e que atraía trabalhadores das indústrias localizadas na Zona Oeste de São Paulo. Ao final dos anos 1990 e 2000, a escola enfrentou problemas de violência e passou a investir na qualidade de formação. “A ideia era amenizar os problemas e tornar a escola um local atraente para os alunos”, cita José Sebastião Rodrigues, professor de história e geografia desde 1982 na escola.

O professor Rodrigues, como é chamado pelos mais conhecidos, foi um dos responsáveis pela reestruturação da escola. É dele o Projeto Banda Marcial, criado como instrumento de inclusão social e resgate de auto-estima na comunidade.”Ações assim são fundamentais porque geram grande impacto pedagógico nos alunos”, ressalta o secretário executivo Haroldo Rocha.

Ganhador de diversos prêmios e medalhas, o sucesso da Banda Marcial rendeu a José o título de Cidadão Osasquense, entregue em novembro de 2018.

Além disso, a escola estimula os alunos a participarem de vários projetos sociais, tendo elegido oito alunos para o Parlamento Jovem Paulista e uma aluna para Parlamento Jovem Brasileiro. O evento comemorativo, ocorrido no último sábado (06), contou com a Banda Musical da JUCO – Juventude Cívica de Osasco, apresentações de música, dança e um passeio pelo acervo de fotos e artigos de jornais e revistas que retratam a evolução da E.E. Professor Armando Gaban.