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terça-feira, 01/11/2005
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E.E Júlio Ribeiro realiza projeto de inclusão de alunos com necessidades especiais em aprendizagem

Dar aos alunos com dificuldades de aprendizagem outros espaços de ensino-aprendizagem que possam favorecer a assimilação, compreensão, desenvolvimento de competências e conhecimento relevantes para a sua vida cotidiana. Essa é […]

Dar aos alunos com dificuldades de aprendizagem outros espaços de ensino-aprendizagem que possam favorecer a assimilação, compreensão, desenvolvimento de competências e conhecimento relevantes para a sua vida cotidiana. Essa é a idéia do projeto A educação e a inclusão através do corpo e da arte, orientado pelo professor-coordenador João Wagner Martins, da Escola Estadual Júlio Ribeiro.

Cerca de 40 alunos de 5ª a 8ª séries e Ensino Médio participarão do projeto durante os meses de novembro e dezembro. A meta é melhorar o rendimento escolar, estabelecer valores e formas de aprendizagem alternativa, com a inclusão dos estudantes nos diversos grupos da escola e sociedade.

Sob orientação dos professores Bruno Lippi (Educação Física), Elaine Cristina Silva (Arte) e Sílvia Moutinho de Aguiar (História), os estudantes irão a museus e parques da cidade de São Paulo, com atividades didático-pedagógicas relacionadas ao ambiente visitado. A primeira visita será na Pinacoteca e Jardim da Luz, onde os alunos desenvolverão atividades de escultura (com argila, tinta e pincel), relacionando às obras que viram durante o passeio.

Cada um dos alunos vai registrar sentimentos, impressões e informações em um “diário de bordo”, um caderno que acompanhará as etapas do projeto. Em cada ação, um grupo de estudantes ficará encarregado de tirar fotos e assim haverá uma análise do olhar crítico em função das atividades. “Temos clareza que esse grupo de alunos não é inferior aos demais alunos da escola, apenas estamos supondo que eles não se ajustaram à atual estrutura escolar. Portanto, merecem maior atenção e um trabalho diferenciado para atendê-los”, disse Martins.

Os participantes visitarão também o Museu de Arte de São Paulo (MASP), o Parque Trianon, o Museu de Arte Moderna (MAM), o Ibirapuera, o Museu Anchieta, o Pátio do Colégio, o Museu do Ipiranga e o Parque da Independência. A última visita será no Jardim Botânico, haverá piquenique e a criação de um painel com significado de todas as atividades desenvolvidas pelos alunos.

Segue abaixo o cronograma do projeto:

04 de novembro – Pinacoteca e Jardim da Luz.

11 de novembro – Museu de Arte de São Paulo (MASP) e Parque Trianon

16 de novembro – Museu de Arte Moderna (MAM) e Ibirapuera

21 de novembro – Museu Anchieta e o Pátio do Colégio.

29 de novembro – Museu do Ipiranga e Parque da Independência

07 de dezembro – Jardim Botânico

Eduardo Santos