• Siga-nos em nossas redes sociais:
domingo, 03/11/2019
Ensino Médio

É HOJE! Saiba tudo sobre o primeiro dia do Enem 2019

Confira dicas para o primeiro dia de provas do ENEM

O momento mais esperado por muitos estudantes do Ensino Médio finalmente chegou! Começa hoje, dia 03 de novembro, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), quase 5,1 milhões de candidatos estão inscritos na edição deste ano, sendo que 2,4 milhões, quase metade do total, farão a prova pela primeira vez.

Para te ajudar a não esquecer de nada, a Secretaria da Educação preparou um lembrete com tudo de mais importante para você chegar com calma e se concentrar nas questões.

Consulte o local no cartão de confirmação

Informações importantes sobre a prova, como local, horário de prova e horários gerais, estão no cartão de confirmação. Sua apresentação não é obrigatória aos estudantes, mas é recomendável que você leve ele impresso para evitar confusões e contratempos. Para consultar o cartão de confirmação, basta entrar na página do participante, digitar o CPF e a senha cadastrada na inscrição e imprimir ou guardar no celular as informações.

Chegue no local com um mínimo de 1h de antecedência!

Em todas as unidades, os portões serão abertos às 12h e fechados impreterivelmente às 13h. Chegue com antecedência no local! Hoje a prova começa a partir das 13h30 e vai até às 19h, sendo que a partir das 15h30 os alunos podem sair do local, mas sem o caderno de questões, e a partir das 18h30 a saída com o caderno de questões é liberada.

Temas da prova

Nesta primeira etapa, os candidatos farão os testes de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e Ciências Humanas e Suas Tecnologias, cada uma com 45 questões. Além disso, é preciso fazer uma redação dissertativa-argumentativa. Calcule bem o tempo para dar tempo de fazer tudo!

O que é obrigatório levar

Todos os estudantes devem levar uma caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente e um documento oficial de identificação, original e com foto. É permitido RG e Passaporte. Só pode levar documentos com fotos!

O que é aconselhável levar

É recomendável que os estudantes levem o Cartão de Confirmação de Inscrição impresso e a Declaração de Comparecimento impressa, todas em papéis junto aos documentos.

O que é proibido levar

A lista é extensa: borracha, corretivo, chave com alarme, bonés, chapéis, impressões e anotações, lápis, lapiseira, manuais, régua, óculos escuros, canetas de materiais não transparentes, fones de ouvido de qualquer natureza e dispositivos eletrônicos de qualquer natureza, como wearable tech, calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, iPods, gravadores, pen drive, mp3, relógio, alarmes.

Lanches e bebidas são permitidos

Todas as garrafas devem ser transparentes. É recomendável levar uma ou duas garrafas de água. A água de coco ajuda a repor sais minerais e melhora a concentração. Sucos e refrigerantes não são tão recomendados por terem alto teor de açúcar e estimularem a fome.

Para comer, o chocolate é uma boa opção, porque aumenta a energia e deixa o aluno ligado na prova. Prefira os 70% cacau, que têm menos açúcar e mais nutrientes. Outros alimentos recomendados são frutas (como maçã, por exemplo) e castanhas e amêndoas. Alimentos salgados também são importantes, como bolachas, barras de nutrientes e outros.

Sobre gabarito e resultados

O gabarito oficial será divulgado no dia 13 de novembro, e os resultados individuais podem ser consultados no sistema SiSU a partir de janeiro de 2020.

E o mais importante de tudo: boa prova!