segunda-feira, 05/06/2006

Edição diária do Viver Escola integra nova programação da TV Cultura

Programa faz parte do projeto da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo de envolver família e a comunidade com as escolas da rede pública de ensino Quem já […]

Quem já se acostumou a assistir ao Viver Escola todo domingo, a partir das 11 horas, pela TV Cultura, tem agora a chance de ver o programa também durante a semana. Um das novidades da nova grade da emissora, lançada nesta segunda-feira, dia 5, é justamente a reprise do game entre escolas pela manhã, de segunda a sexta-feira, a partir das 8h15.

O Viver Escola

O programa faz parte do projeto da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo de envolver família e a comunidade com as escolas da rede pública de ensino. Por meio de jogos, gincanas eletrônicas e participações interativas pelo site da Secretaria de Estado da Educação, o objetivo é utilizar a TV como fonte agregadora de valores e de união familiar.

Outra idéia é levar para a televisão os mesmos princípios do Programa Escola da Família. Assim, todos podem – não apenas assistir – mas também participar, aprender de forma integrada, extraindo o máximo de conteúdo, como se estivessem no ambiente escolar.

Como é

A grade do programa é uma combinação de reportagens temáticas, gincanas eletrônicas, jogos lúdicos e muita diversão. A abordagem é multidisciplinar e transversal. Abrange, por exemplo, música, história, geografia, literatura, mercado de trabalho, atualidades, drogas, qualidade de vida e tecnologia, entre outros.

O jogo

Em cada programa, duas equipes participam representando duas escolas. Os grupos são compostos por estudantes, professores, pais e a comunidade. As reportagens mostram experiências, projetos e ações desenvolvidos pelas escolas em parceria com a própria comunidade.

Programa interativo

Outra característica do Viver Escola é o princípio da interatividade. Os programas geram desdobramentos que são trabalhados durante a semana em sala de aula e também em casa. O Viver Escola é mais uma ferramenta no processo de ensino e aprendizagem utilizada com objetivo maior de formar o cidadão. Viver Escola mostra a qualidade da Escola Pública de São Paulo.