• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 21/08/2019
EducaSP

Educa SP: abertas as inscrições para cursos do “Vem pra USP”

Primeira etapa é aberta a estudantes que participaram do CUCo, Competição de Conhecimentos da USP, e vai até dia 30 de agosto

Programa que estimula estudantes do Ensino Médio a vivenciarem a rotina da graduação em espaços livres em instituições de ensino superior, o EducaSP entra numa importante fase nesta quarta-feira, 21 de agosto, com a abertura das inscrições para os cursos de vivência que acontecem na USP.

Os cursos estão dentro do programa “Vem pra USP!” e são destinados a estudantes oriundos de escolas públicas que queiram ter a oportunidade de vivenciar o funcionamento do processo de ingresso em uma universidade pública. São cinco cursos, todos com 40 horas de duração e duas horas diárias de atividade, sempre nos dias da semana e em contraturno escolar.

“As opções são diversas. Teremos cursos de astrobiologia, robótica, desenvolvimento de aplicativos e jogos, supertecnologias, fotografia e o curso “Quero Engenhar”, que fala sobre os diversos tipos de engenharias que temos na universidade e em qual o estudante pode se identificar mais”, explica Herbert Alexandre João, educador da USP. Todos os cursos acontecem nas dependências da USP.

O prazo de inscrições é curto. Para estudantes que participaram da CUCo, Competição de Conhecimentos, as inscrições podem ser feitas pela internet e estão abertas do dia 21 de agosto até o dia 30. Para estudantes de toda a rede pública, o prazo vai das 08h do dia 23 de agosto até às 12h do dia 30.

Faça sua inscrição aqui

Foco na aprendizagem e desenvolvimento de competências

O EducaSP é um dos projetos para modificar a formação no Estado e torná-la mais abrangente, desenvolvendo capacidades que vão além dos conteúdos aprendizados na escola. No projeto, os alunos terão cursos que desenvolvem áreas artísticas e técnicas, colaborando para a formação completa do indivíduo.

“Hoje, o professor é muito mais um tutor e um curador do conhecimento ao invés de apenas alguém que demonstra o conhecimento para os alunos. O século XXI exige que o cidadão tenha diversas capacidades, como interpretar informações, ter resiliência, saber trabalhar em grupo, gerir suas emoções e se comunicar bem”, explica Haroldo Rocha, secretário executivo da educação.

Para o Governador João Doria, a ideia casa com necessidades da universidade e do estudante. “De certa forma, é um ‘Corujão da Educação’, porque ele vai ocupar os horários disponíveis nas salas de aula de universidades, garantindo com isso melhor qualidade de ensino e principalmente uma motivação adicional para os alunos da rede”, disse o governador João Doria.

Já o “Vem pra USP!”, que é o módulo do EducaSP dentro da Universidade de São Paulo, acontece pela segunda vez em 2019. E com sucesso. “O resultado alcançado neste ano superou as expectativas”, salientou o idealizador do projeto e vice-reitor da Universidade, Antonio Carlos Hernandes. “A contribuição dos colaboradores foi essencial para que atingíssemos elevado número de escolas em 93% das cidades do Estado de São Paulo. Todos trabalhando para aproximar a Universidade das escolas públicas e, ao mesmo tempo, melhorando a autoestima dos alunos, dos professores e dos envolvidos com o ensino na rede pública”, comemorou.