• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 02/02/2012
Imprensa

Educação abre 1.514 vagas para curso de inglês online na região de São José dos Campos

São 25 mil vagas em todo o Estado para alunos do Ensino Médio da rede estadual, que podem fazer pré-inscrição até o dia 10 deste mês Aulas ministradas pela Escola […]

São 25 mil vagas em todo o Estado para alunos do Ensino Médio da rede estadual, que podem fazer pré-inscrição até o dia 10 deste mês

Aulas ministradas pela Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado de São Paulo começam em março

Alunos do Ensino Médio de escolas estaduais têm até o dia 10 deste mês para fazer a pré-inscrição no curso de inglês online oferecido pela Secretaria da Educação por meio da Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado de São Paulo (Evesp). Inicialmente, serão oferecidas 1.514 vagas para a região de São José dos Campos. Em todo o Estado, são 25 mil vagas, destinadas também aos estudantes de Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As aulas a distância começam em 5 de março e vão até 27 de junho.

As pré-inscrições podem ser feitas por meio do Portal da Secretaria da Educação (www.educacao.sp.gov.br), onde pode ser consultado o regulamento completo. No mesmo endereço, no dia 14, será publicada a relação dos candidatos aprovados com base em critérios como histórico escolar e vagas por região. Esses estudantes deverão comparecer à escola de origem nos dias 15 e 16 para efetuar a matrícula. Caso restem vagas, haverá segunda chamada no dia 17, para inscrição nos dias 23 e 24.

No momento da matrícula, os alunos receberão um headset (equipamento audiofônico) que poderá ser usado para assistir às aulas em computadores das escolas ou particulares. Elaborado pela equipe de Língua Estrangeira Moderna da Secretaria da Educação, o curso tem 80 horas, divididas em oito módulos com 10 horas cada um, e contará com 625 tutores. Haverá certificação para os alunos que concluírem o programa.

O objetivo do programa é proporcionar aos alunos oportunidades para o desenvolvimento de novas formas de expressão linguística, enriquecimento curricular e acesso a outros povos e culturas, além de ampliar, no futuro, suas possibilidades de inserção e atuação no mercado de trabalho.

 

Sobre a Evesp

Criada em maio de 2011 pelo governador Geraldo Alckmin, a Evesp destina-se a oferecer programas educacionais regulares, especiais e de capacitação em situações que requeiram atendimento a necessidades de grupos específicos da população.

A Secretaria de Estado da Educação, por intermédio do curso de inglês online da Evesp, busca ampliar a oferta de vagas dos Centros de Estudos de Línguas (CELs), que atendem hoje cerca de 60 mil alunos da rede estadual em cursos de espanhol, italiano, francês, alemão, japonês e inglês.

O projeto busca, também, a modernização dos meios de ensino e de formação continuada, criando bases para, futuramente, alcançar todos os alunos em todas as regiões do Estado. O curso é oferecido na modalidade de educação a distância, uma alternativa viável considerando-se o acesso cada vez mais amplo dos estudantes aos recursos tecnológicos e midiáticos, comunidades virtuais e ambiente digitais. A utilização de recursos próprios do processo de autoaprendizagem permite aos estudantes o emprego de ferramentas tecnológicas interativas, que se constituem em elemento motivador do aprendizado. Tais ferramentas são cada vez mais utilizadas no ensino formal e nos processos de treinamento e formação profissional.

 

Total de vagas na região de São José dos Campos

Diretoria Regional de Ensino    Vagas
Taubaté 212
Guaratingueta 279
Jacareí 280
Pindamonhagaba 155
São José dos Campos 380
Caraguatatuba 208

 

Cronograma do Curso de Inglês Online

Período de Pré-inscrição dos alunos: de 1º a 10 de fevereiro
Divulgação da lista de inscrições aprovadas: 14 de fevereiro
Período de matrícula nas escolas e entrega dos headsets: 15 e 16 de fevereiro
Divulgação das vagas remanescentes: 17 de fevereiro
Matrículas dos remanescentes e entrega dos headsets: 23 e 24 de fevereiro
Divulgação geral dos alunos que farão o curso: até 27 de fevereiro
Período de aulas: 5 de março a 27 de junho