• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 11/09/2013
Imprensa

Educação abre inscrição para educadores da rede que querem atuar em regime integral do ensino

Profissionais efetivos podem efetuar cadastro para as 2 mil vagas nas 178 unidades

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo abre hoje, dia 11 de setembro, a inscrição para educadores da rede estadual interessados em atuar no regime integral de ensino. São 2 mil vagas para as 178 escolas que em 2014 vão oferecer o novo modelo em que o aluno fica mais de 8 horas na unidade escolar. Os professores e gestores convocados devem ter dedicação exclusiva e recebem gratificação de 75% sobre o salário-base.

As inscrições, voltadas para servidores efetivos e estáveis da rede estadual de ensino, com licenciatura plena e atuação de pelo menos 3 anos, podem ser feitas pela internet, no Portal da Educação (www.educacao.sp.gov.br) até 4 de outubro.

Os inscritos que não forem chamados nesta primeira fase poderão ser acionados ao longo do próximo ano. Os educadores que já atuam nas escolas que passarão a oferecer o regime integral em 2014 têm prioridade caso se cadastrem para permanecer na unidade.

Atualmente, 69 escolas estaduais contam com o novo modelo de Escola em Tempo Integral, atendendo 20 mil alunos. Com a ampliação, em 2014 serão 53 mil estudantes de Ensino Fundamental II e Médio atendidos e as escolas estarão em 87 municípios paulistas.

Um dos objetivos de criar um cadastro único e informatizado é permitir que os educadores possam ser chamados para atuar em diferentes regiões do Estado. Após as inscrições, os candidatos elegíveis serão contatados para agendamento da entrevista, entre outubro e dezembro, em uma das 64 diretorias de ensino onde o modelo está implantado ou em implantação.

Os professores e gestores destas unidades atuam durante todo o horário de funcionamento da escola, totalizando 40 horas semanais, em um regime de dedicação plena e integral que inclui uma gratificação de 75% sobre o salário-base. “Além da gratificação, o educador tem a possibilidade de acompanhar os alunos por mais tempo e desenvolver ações além do currículo básico, contribuindo ainda mais para a formação integral, pedagógica e social, dos nossos alunos”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Nestas escolas, a jornada é de oito horas e meia no Ensino Fundamental e nove horas e meia no Ensino Médio, incluindo três refeições diárias. Levantamento feito pela Secretaria mostra que o rendimento dos alunos apresentou crescimento de 81% em leitura e 71% em matemática. A estrutura tem laboratórios e salas de informática e leitura. Além das disciplinas obrigatórias, os estudantes contam também com disciplinas eletivas, definidas em cada escola.