terça-feira, 07/01/2014
Releases

Educação abre matrícula para novos alunos ingressarem na rede em 2014

A partir desta terça-feira, podem fazer inscrição em uma das 5 mil escolas estaduais os estudantes que não frequentaram a rede pública de SP em 2013 A Secretaria da Educação […]

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo abre a partir desta terça-feira, 7 de janeiro, o novo período de matrículas para alunos que querem ingressar na rede pública de ensino em 2014. O sistema centralizado de matrículas, criado pela Secretaria, permite que os interessados em cursar o Ensino Fundamental façam o cadastro em qualquer escola pública, estadual ou municipal, do Estado de São Paulo. Já os ingressantes do Ensino Médio devem procurar uma das 5 mil unidades escolares estaduais disponíveis.

O cadastro dos novos alunos da rede pública é para qualquer ano/série, inclusive na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para fazer a inscrição, basta comparecer a uma escola e fornecer nome completo do candidato, data de nascimento, endereço residencial e telefone para contato. É recomendável levar a certidão de nascimento e comprovante de residência.

As matrículas são voltadas para quem ao longo de 2013 estudou na rede particular ou em outro Estado do País. No caso dos alunos que já frequentam as unidades de ensino estaduais ou municipais de São Paulo a continuidade aos estudos na rede pública é feita automaticamente. Também é automático o cadastramento de crianças com idade mínima de seis anos completos que cursaram a pré-escola pública, com a inclusão feita no 1º ano do Ensino Fundamental, mediante consulta aos responsáveis e atualização do endereço residencial.

“Com a matrícula antecipada, a Secretaria planeja o atendimento e as famílias e comunidade escolar também se organizam. Em 2013, registramos o ingresso de mais de um milhão de alunos na rede pública, somando os estudantes que vieram da rede particular, que estavam matriculados em outros estados do País e também aqueles que retomaram os estudos”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Entre os dias 7 e 17 de janeiro, a Secretaria abre ainda o período de transferência por deslocamento. Para isso, os responsáveis pelos alunos que mudaram de endereço deverão comparecer à escola mais próxima de sua nova casa, com documentos que comprovem a mudança.

Em 2014, o calendário escolar da rede estadual será especial em função da Copa do Mundo, mantendo os 200 dias letivos. As aulas começam no dia 27 de janeiro e as férias do meio do ano foram antecipadas para ocorrer entre 12 de junho e 13 de julho, período da realização dos jogos.