terça-feira, 08/04/2014
Imprensa

Educação abre novas oportunidades para universitários conquistarem bolsa de estudo do Programa Escola da Família

Estão disponíveis 7 mil vagas em todo o Estado para o Programa Bolsa Universidade; inscrições vão até dia 11 de abril A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo […]

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo abre novas inscrições para o Programa Bolsa Universidade. Os universitários interessados em conquistar uma bolsa de estudos em cursos de graduação e atuar nas unidades do Programa Escola da Família têm até o próximo dia 11 de abril para fazer a inscrição no site do Portal da Educação (www.educacao.sp.gov.br).

Estão disponíveis 7 mil vagas em todo o Estado. Os estudantes das mais de 170 universidades conveniadas têm as despesas do curso custeadas pela Secretaria. Em troca, os universitários atuam aos fins de semana em uma das unidades do Programa Escola da Família em projetos compatíveis à graduação em áreas da cultura, esporte, saúde e trabalho. A atuação dos novos bolsistas terá início no dia 3 de maio.

Aqueles que não foram chamados na primeira convocação podem ser recrutados em oportunidades futuras, de acordo com o módulo de cada diretoria de ensino e com a disponibilidade de vaga da universidade. O cadastro reserva tem duração de um ano.

Neste ano, o valor que a Secretaria da Educação repassa às instituições de ensino superior credenciadas ao programa ampliou de R$ 310 para R$ 500. Com o aumento da bolsa, os cursos de licenciatura poderão ser integralmente custeados, no caso de mensalidades até R$ 500. Para outros cursos, o estudante contemplado também recebe bolsa integral, com 50% da mensalidade (até R$ 500) e o restante é completada pela instituição de ensino superior parceira.

Outra novidade é que a carga horária dos bolsistas foi reduzida. Até o ano passado, o universitário atuava 12 horas, divididas em 6 horas tanto no sábado quanto no domingo. Com a mudança, o bolsista cumpre apenas 8 horas de atividades na escola, podendo escolher o sábado ou o domingo.

“Com estas novas vagas, esperamos aumentar ainda mais o acesso dos jovens ao mercado de trabalho e ao ensino superior. A atuação do jovem nas escolas é de extrema importância e é uma das prioridades da Educação”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.