• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 21/08/2013
Pais e Alunos

Educação adota jogo de RPG para prevenção ao bullying na rede

Escolas da rede ganham material para orientar sobre bullying, preconceito e outros temas

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo começa a entregar nesta quarta-feira (21) o novo kit do programa Prevenção Também se Ensina, idealizado pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), para as 5 mil escolas da rede estadual.

Um jogo de RPG de prevenção ao bullying que será distribuído para alunos do Ensino Médio é uma das novidades do kit. O RPG (Real Playing Game) chamado “Em Seu Lugar” é um jogo de interpretação de personagens que permite aos jogadores assumirem o cotidiano de seis avatares: Beto, Léo, Mariana, Priscila, Rafaela e Tiago. Todos são adolescentes e vivem alguma situação de vulnerabilidade, conflitos familiares ou situações em que seus direitos foram negados.

“Fazer com que o aluno se coloque no lugar do outro permite que ele reflita sobre questões ligadas ao bullying, preconceito e orientação sexual. Assim, eles entram em contato com seus próprios medos, crenças e vulnerabilidades. Cada passo da história é criado pelos participantes, o que amplia e aprofunda a discussão, que também envolve os professores”, explica Claudia Rosemberg Aratangy, diretora de Projetos Especiais da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE).

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Além do jogo de RPG, o kit conta com 14 publicações, dois DVDs e quatro CDs, todas voltadas para o uso do educador, com sugestões de atividades e temáticas para alunos de todas as idades. A partir de um levantamento feito com os profissionais das 91 diretorias regionais de ensino, foram apontados os assuntos mais relevantes a serem trabalhados com estudantes, como álcool, tabaco e outras drogas; sexualidade e adolescência; consumo consciente e cyberbullying.

Para orientar sobre a utilização do material, a FDE promoveu uma videoconferência para os profissionais de todo Estado. Além dos educadores das diretorias de ensino, os professores-mediadores participaram da capacitação. São profissionais que trabalham os temas do Kit permanentemente. Este educador é capacitado e formado para atuar nas ações preventivas, em conjunto com a comunidade escolar. No total, são 2.871 educadores da rede com esta função.  

O kit do Prevenção Também se Ensina, já disponível para todas as escolas, conta ainda com um guia que traz sugestões de atividades para serem desenvolvidas pelos professores. Para ter acesso ao material as escolas devem entrar em contato com suas respectivas DEs e solicitar o kit.