• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 22/10/2012
Evesp

Educação amplia curso de inglês online para mais 60 mil alunos da rede estadual

Inscrições para as vagas disponíveis para o primeiro semestre do próximo ano devem ser feitas a partir desta segunda-feira Ao todo, 50 mil alunos do Ensino Médio de escolas estaduais […]

Inscrições para as vagas disponíveis para o primeiro semestre do próximo ano devem ser feitas a partir desta segunda-feira

Ao todo, 50 mil alunos do Ensino Médio de escolas estaduais foram contemplados neste ano com a formação gratuita feita a distância

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo oferecerá mais 60 mil vagas do curso de inglês online para alunos da rede estadual de ensino em 2013. Já no primeiro semestre serão contemplados 30 mil alunos do Ensino Médio regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de escolas estaduais. As pré-inscrições para essa etapa podem ser feitas a partir de hoje (22/10).

O cadastro pode ser feito até 12 de novembro pelo endereço www.educacao.sp.gov.br/projetos/evesp, onde pode ser consultado o regulamento completo. As aulas a distância começam em 18 de fevereiro e vão até 18 de junho de 2013. Outras 30 mil vagas serão disponibilizadas no segundo semestre do próximo ano.

A lista dos candidatos selecionados para participar do curso no primeiro semestre, com base em critérios como histórico escolar e vagas por região (confira tabela ao fim do texto), poderá ser consultada a partir das 18h do dia 14 de novembro, no Portal da Educação (www.educacao.sp.gov.br). Os alunos contemplados deverão comparecer à escola de origem entre 19 e 21 de novembro para efetuar a matrícula. Caso restem vagas, haverá segunda chamada de 23 a 27 de novembro.

Lançada em fevereiro deste ano, a plataforma já atendeu 50 mil estudantes em 2012. Até o fim de 2013, o curso oferecido gratuitamente por meio da Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado de São Paulo (Evesp) terá beneficiado, ao todo, 110 mil estudantes da rede estadual de ensino.

Para seu segundo ano, o curso, que pode ser acessado em qualquer lugar, a partir de qualquer computador, ganhará um novo layout. “Ficou mais fácil para o aluno navegar pelo curso e utilizar ferramentas de comunicação com o tutor. Outra novidade é que a tutoria será regionalizada e em parte presencial, ou seja, será possível que o tutor vá até o aluno ou a um grupo de estudantes, aproveitando os espaços do Acessa Escola de cada diretoria de ensino, quando for necessário”, explica Fernanda Montenegro de Menezes Rizek, da Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado de São Paulo (Evesp).

A carga horária do curso é de 80 horas, divididas em oito módulos com 10 horas cada um. O conteúdo foi elaborado pela equipe de Língua Estrangeira Moderna da Secretaria da Educação, em uma plataforma lúdica e dinâmica. O objetivo do programa é proporcionar aos estudantes oportunidades para o desenvolvimento de novas formas de expressão linguística, enriquecimento curricular e acesso a outros povos e culturas, além de ampliar, no futuro, suas possibilidades de inserção e atuação no mercado de trabalho.