• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 21/09/2017
A Escola Que Queremos

Educação atende mais de 60 mil alunos com deficiência

Desde 2011, a rede estadual passa por processo de reformas nas escolas para torná-las acessíveis

Em 2005, a data 21 de setembro foi instituída como o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A escolha se deu pelo fato de ser, também, comemorado o Dia da Árvore, data que simboliza o sentimento de renovação das reivindicações em prol da cidadania, inclusão e participação.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A Educação de São Paulo acredita que, além de divulgar e lutar pelas causas das pessoas com deficiência, oferecer melhor qualidade de vida é fundamental. A rede estadual paulista é pioneira na oferta de atendimento educacional especializado a estudantes com deficiência.

Além das salas de recursos e instrumentos específicos para atender melhor os alunos, os professores e demais profissionais que atuam na rede participam constantemente de cursos de formação realizados pela EFAP (Escola de Formação de Professores Paulo Renato Costa Souza).

Desde 2011, a Educação, por meio da FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) reformou 443 escolas para torna-las acessíveis. O número de alunos público-alvo da Educação Especial da Secretaria de Educação de São Paulo é de 43.424 matriculados na rede regular. Além desses, 17.237 frequentam as Salas de Recursos em contraturno escolar. São 114 os alunos que estudam em classes regidas por professores especializados.

Para saber mais sobre a estrutura da Educação que garante o acesso à escola, a EFAP preparou um gráfico. Nele tem, também, um vídeo em que Eliane Felippe, professora de Matemática da E.E. Teotônio Pereira ensina a linguagem de Libras aos seus alunos. Quer conferir, clique aqui.