• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 09/05/2012
Últimas Notícias

Educação – Compromisso de São Paulo é tema de palestra voltada para juízes

Assessora especial da secretaria da Educação fala sobre o programa no Centro de Apoio aos Juízes da Fazenda Pública do Estado, na tarde de hoje (9) O programa Educação – […]

Assessora especial da secretaria da Educação fala sobre o programa no Centro de Apoio aos Juízes da Fazenda Pública do Estado, na tarde de hoje (9)

O programa Educação – Compromisso de São Paulo foi tema de palestra, nesta quarta-feira (9)  no Centro de Apoio aos Juízes da Fazenda Pública do Estado. Na ocasião, a assessora especial da Secretaria da Educação e vice-presidente do Conselho de Educação, Nina Ranieri, apresentou a iniciativa a partir dos documentos legais do programa, o que inclui tanto os decretos do governador quanto as leis complementares aprovadas recentemente.

“Acho importantíssimo essa ação porque os juízes da fazenda pública são os responsáveis pelo julgamento de ações que venham a envolver qualquer aspecto desse programa no futuro. Então é uma elucidação do programa para melhor compreensão da elaboração da legislação que fundamenta”, afirma a assessora Nina Ranieri.

Durante a apresentação, a assessora destacou as principais metas do programa: posicionar o sistema de educação estadual entre os 25 melhores do mundo e tornar a carreira do magistério uma das dez mais admiradas e desejadas do Estado.

Para viabilizar essas metas, o programa foi fundamentado em cinco pilares estratégicos: valorizar e investir no desenvolvimento de recursos humanos na Secretaria; aprimorar as ações e a gestão pedagógica da Rede com foco no resultado dos alunos; lançar as bases de um novo modelo de escola e uma nova carreira do magistério; viabilizar mecanismos organizacionais e financeiros para operacionalizar o programa; e mobilizar, engajar e responsabilizar a Rede, os alunos e a sociedade em torno do processo de ensino-aprendizagem.

Educação – Compromisso de São Paulo

Lançado em outubro de 2011, no “Dia do Professor”, o programa Educação – Compromisso de São Paulo foi desenvolvido pelo Governo do Estado, pela Secretaria da Educação e pela sociedade civil como um plano estratégico de longo prazo, que deverá guiar as ações da Secretaria de Educação nos próximos quatro anos e lançar as diretrizes a serem seguidas pela rede estadual de ensino até 2030.