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quarta-feira, 20/02/2013
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Educação convida 155 escolas para expandir novo modelo de tempo integral

Familiares de alunos e equipes escolares decidem até 13 de março adesão a programa iniciado em 2012, no qual professores têm adicional de 75% para dedicação exclusiva Na região de […]

Familiares de alunos e equipes escolares decidem até 13 de março adesão a programa iniciado em 2012, no qual professores têm adicional de 75% para dedicação exclusiva

Na região de Sorocaba, são 6 unidades pré-selecionadas em 5 municípios

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo começa nesta semana a consulta a 155 escolas estaduais pré-selecionadas para integrar o novo modelo de escola de tempo integral a partir de 2014. Os conselhos escolares dessas unidades, localizadas em 88 municípios paulistas, deverão decidir até 13 de março se vão aderir ao programa. Na região de Sorocaba, são 6 escolas em 5 municípios (confira tabela ao fim do texto).

Iniciado em 2012 em 16 escolas de Ensino Médio, o programa foi ampliado neste ano para outras 53 unidades, inclusive no ciclo II (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental. O novo modelo é implantado mediante adesão, a partir de consulta feita a escolas pré-selecionadas. Os critérios de seleção incluem os níveis de ensino oferecidos (ciclo II do Fundamental e Médio), não ser a única na cidade, não ser compartilhada com unidades municipais e possuir número mínimo de salas de aula, além de espaço físico adequado para a implantação de instalações específicas.

“O novo modelo de escola de tempo integral foi  concebido a partir dos resultados de pesquisas, avaliações e experiências educacionais realizadas no Brasil e em outros países. A ampliação da jornada escolar é uma estratégia fundamental para garantir um salto de qualidade da educação de nossos alunos, de modo a cumprir com um dos principais objetivos estabelecidos pelo governador Geraldo Alckmin, ao criar o programa Educação – Compromisso de São Paulo, que é fazer de nossa rede estadual de ensino um dos melhores sistemas educacionais do mundo”, afirma o secretário da Educação do Estado de São Paulo, professor Herman Voorwald.

Uma avaliação diagnóstica realizada nos meses de março e setembro de 2012 pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo nas 16 escolas de Ensino Médio em que o programa foi iniciado no ano passado mostra que o modelo teve importante impacto no aprendizado dos estudantes.

No exame de leitura e interpretação de texto a comparação de resultados, em escala de 0 a 100, saltou de 47,1 para 61 pontos entre os alunos da 1ª série do Ensino Médio. A melhora foi de 29,5% em sete meses. Para a 2ª série, a avaliação avançou da média de 46,4 para 62,9 pontos no mesmo período, ou seja, 35,5% de crescimento. O melhor desempenho aconteceu na 3ª série, quando os resultados saíram de 33 para 60 pontos, 81% de aumento. 

Em produção de texto, os resultados aumentaram de 37,9 para 47,4 pontos, 43,8 para 53,4 pontos e 47 para 59,4 pontos, respectivamente, na 1ª, 2ª e 3ª série.

Na avaliação de matemática, os ganhos também são expressivos. A média de resultado dos alunos da 1ª série saltou de 32,9 para 45,7 pontos, o que representou um crescimento de 38,9%. Na 2ª série, a nota aumentou 71,1%, de 23,9 para 40,9 pontos. As turmas de 3ª série saíram de 22,6 para 31,4 pontos, ou seja, uma evolução de 38,9%.

“Os resultados positivos da avaliação são reflexos dos três eixos estruturantes do programa: excelência acadêmica, professores com dedicação exclusiva a uma unidade escolar e o protagonismo juvenil”, acrescenta Valéria de Souza, coordenadora do programa.

Diferenciais do novo modelo

No novo modelo de escola de tempo integral, a jornada é de oito horas e meia no Ensino Fundamental e de nove horas e meia no Ensino Médio, incluindo três refeições diárias. A estrutura conta com salas temáticas de português, história, arte e geografia e salas de leitura e informática.

Na matriz curricular, os alunos terão orientação de estudos, prática de ciências, preparação acadêmica e para o mundo do trabalho e auxílio na elaboração de um projeto de vida, que consiste em um plano para o seu futuro.

Além das disciplinas obrigatórias, os estudantes contam também com disciplinas eletivas, que são escolhidas de acordo com seu objetivo. Cada escola define quais serão elas, conforme o interesse dos alunos. Podem ser aulas relacionadas a línguas, tecnologia, artes, entre outros temas. O intuito é contribuir para que o jovem esteja apto para a realização do seu projeto.

Outro ponto forte do novo modelo está no sistema de trabalho oferecido para os docentes que atuarem exclusivamente nas escolas de ensino integral. É um regime de dedicação plena e integral de 40 horas semanais com carga horária multidisciplinar, que promove uma maior aproximação entre professor e aluno.

Para isso o docente recebe uma gratificação, que, por meio de lei sancionada em dezembro do ano passado, foi ampliada de 50% para 75% sobre o salário do professor, inclusive sobre o que foi incorporado durante sua carreira. Por exemplo, para um professor que acabou de entrar na rede ou que ainda esteja na faixa 1/nível 1 a remuneração passará de R$ 2.088 para R$ 3.654. A gratificação é computada nos cálculos do 13º salário, do acréscimo de um terço de férias e dos proventos da aposentadoria.

Para estarem aptos para desenvolver as atividades previstas na matriz curricular diferenciada, os professores atuantes no novo modelo de escolas de tempo integral passam por uma formação específica.

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas no Portal da Secretaria da Educação.

Escolas convidadas a aderir ao novo modelo na região de Sorocaba:

Diretoria de ensino

Município

Escola Estadual

Avaré

Taquarituba

José Penna

Itapetininga

Itapetininga

Professora Ernesta Xavier Rabelo Orsi

Itararé

Itararé

Dr. Epaminondas Ferreira Lobo

Piraju

Piraju

Cel. Nhonho Braga

Sorocaba

Sorocaba

Professor José Roque de Almeida Rosa

Professora Escolástica Rosa de Almeida

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Educação convida 155 escolas para expandir novo modelo de tempo integral

Familiares de alunos e equipes escolares decidem até 13 de março adesão a programa iniciado em 2012, no qual professores têm adicional de 75% para dedicação exclusiva Na região de […]

Familiares de alunos e equipes escolares decidem até 13 de março adesão a programa iniciado em 2012, no qual professores têm adicional de 75% para dedicação exclusiva

Na região de Sorocaba, são 6 unidades pré-selecionadas em 5 municípios

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo começa nesta semana a consulta a 155 escolas estaduais pré-selecionadas para integrar o novo modelo de escola de tempo integral a partir de 2014. Os conselhos escolares dessas unidades, localizadas em 88 municípios paulistas, deverão decidir até 13 de março se vão aderir ao programa. Na região de Sorocaba, são 6 escolas em 5 municípios (confira tabela ao fim do texto).

Iniciado em 2012 em 16 escolas de Ensino Médio, o programa foi ampliado neste ano para outras 53 unidades, inclusive no ciclo II (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental. O novo modelo é implantado mediante adesão, a partir de consulta feita a escolas pré-selecionadas. Os critérios de seleção incluem os níveis de ensino oferecidos (ciclo II do Fundamental e Médio), não ser a única na cidade, não ser compartilhada com unidades municipais e possuir número mínimo de salas de aula, além de espaço físico adequado para a implantação de instalações específicas.

“O novo modelo de escola de tempo integral foi  concebido a partir dos resultados de pesquisas, avaliações e experiências educacionais realizadas no Brasil e em outros países. A ampliação da jornada escolar é uma estratégia fundamental para garantir um salto de qualidade da educação de nossos alunos, de modo a cumprir com um dos principais objetivos estabelecidos pelo governador Geraldo Alckmin, ao criar o programa Educação – Compromisso de São Paulo, que é fazer de nossa rede estadual de ensino um dos melhores sistemas educacionais do mundo”, afirma o secretário da Educação do Estado de São Paulo, professor Herman Voorwald.

Uma avaliação diagnóstica realizada nos meses de março e setembro de 2012 pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo nas 16 escolas de Ensino Médio em que o programa foi iniciado no ano passado mostra que o modelo teve importante impacto no aprendizado dos estudantes.

No exame de leitura e interpretação de texto a comparação de resultados, em escala de 0 a 100, saltou de 47,1 para 61 pontos entre os alunos da 1ª série do Ensino Médio. A melhora foi de 29,5% em sete meses. Para a 2ª série, a avaliação avançou da média de 46,4 para 62,9 pontos no mesmo período, ou seja, 35,5% de crescimento. O melhor desempenho aconteceu na 3ª série, quando os resultados saíram de 33 para 60 pontos, 81% de aumento. 

Em produção de texto, os resultados aumentaram de 37,9 para 47,4 pontos, 43,8 para 53,4 pontos e 47 para 59,4 pontos, respectivamente, na 1ª, 2ª e 3ª série.

Na avaliação de matemática, os ganhos também são expressivos. A média de resultado dos alunos da 1ª série saltou de 32,9 para 45,7 pontos, o que representou um crescimento de 38,9%. Na 2ª série, a nota aumentou 71,1%, de 23,9 para 40,9 pontos. As turmas de 3ª série saíram de 22,6 para 31,4 pontos, ou seja, uma evolução de 38,9%.

“Os resultados positivos da avaliação são reflexos dos três eixos estruturantes do programa: excelência acadêmica, professores com dedicação exclusiva a uma unidade escolar e o protagonismo juvenil”, acrescenta Valéria de Souza, coordenadora do programa.

Diferenciais do novo modelo

No novo modelo de escola de tempo integral, a jornada é de oito horas e meia no Ensino Fundamental e de nove horas e meia no Ensino Médio, incluindo três refeições diárias. A estrutura conta com salas temáticas de português, história, arte e geografia e salas de leitura e informática.

Na matriz curricular, os alunos terão orientação de estudos, prática de ciências, preparação acadêmica e para o mundo do trabalho e auxílio na elaboração de um projeto de vida, que consiste em um plano para o seu futuro.

Além das disciplinas obrigatórias, os estudantes contam também com disciplinas eletivas, que são escolhidas de acordo com seu objetivo. Cada escola define quais serão elas, conforme o interesse dos alunos. Podem ser aulas relacionadas a línguas, tecnologia, artes, entre outros temas. O intuito é contribuir para que o jovem esteja apto para a realização do seu projeto.

Outro ponto forte do novo modelo está no sistema de trabalho oferecido para os docentes que atuarem exclusivamente nas escolas de ensino integral. É um regime de dedicação plena e integral de 40 horas semanais com carga horária multidisciplinar, que promove uma maior aproximação entre professor e aluno.

Para isso o docente recebe uma gratificação, que, por meio de lei sancionada em dezembro do ano passado, foi ampliada de 50% para 75% sobre o salário do professor, inclusive sobre o que foi incorporado durante sua carreira. Por exemplo, para um professor que acabou de entrar na rede ou que ainda esteja na faixa 1/nível 1 a remuneração passará de R$ 2.088 para R$ 3.654. A gratificação é computada nos cálculos do 13º salário, do acréscimo de um terço de férias e dos proventos da aposentadoria.

Para estarem aptos para desenvolver as atividades previstas na matriz curricular diferenciada, os professores atuantes no novo modelo de escolas de tempo integral passam por uma formação específica.

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas no Portal da Secretaria da Educação.

Escolas convidadas a aderir ao novo modelo na região de Sorocaba:

Diretoria de ensino

Município

Escola Estadual

Avaré

Taquarituba

José Penna

Itapetininga

Itapetininga

Professora Ernesta Xavier Rabelo Orsi

Itararé

Itararé

Dr. Epaminondas Ferreira Lobo

Piraju

Piraju

Cel. Nhonho Braga

Sorocaba

Sorocaba

Professor José Roque de Almeida Rosa

Professora Escolástica Rosa de Almeida

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Educação convida 155 escolas para expandir novo modelo de tempo integral

Familiares de alunos e equipes escolares decidem até 13 de março adesão a programa iniciado em 2012, no qual professores têm adicional de 75% para dedicação exclusiva Na região de […]

Familiares de alunos e equipes escolares decidem até 13 de março adesão a programa iniciado em 2012, no qual professores têm adicional de 75% para dedicação exclusiva

Na região de Presidente Prudente, são 11 unidades pré-selecionadas em oito municípios

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo começa nesta semana a consulta a 155 escolas estaduais pré-selecionadas para integrar o novo modelo de escola de tempo integral a partir de 2014. Os conselhos escolares dessas unidades, localizadas em 88 municípios paulistas, deverão decidir até 13 de março se vão aderir ao programa. Na região de Presidente Prudente, são 11 escolas em oito municípios (confira tabela ao fim do texto).

Iniciado em 2012 em 16 escolas de Ensino Médio, o programa foi ampliado neste ano para outras 53 unidades, inclusive no ciclo II (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental. O novo modelo é implantado mediante adesão, a partir de consulta feita a escolas pré-selecionadas. Os critérios de seleção incluem os níveis de ensino oferecidos (ciclo II do Fundamental e Médio), não ser a única na cidade, não ser compartilhada com unidades municipais e possuir número mínimo de salas de aula, além de espaço físico adequado para a implantação de instalações específicas.

“O novo modelo de escola de tempo integral foi  concebido a partir dos resultados de pesquisas, avaliações e experiências educacionais realizadas no Brasil e em outros países. A ampliação da jornada escolar é uma estratégia fundamental para garantir um salto de qualidade da educação de nossos alunos, de modo a cumprir com um dos principais objetivos estabelecidos pelo governador Geraldo Alckmin, ao criar o programa Educação – Compromisso de São Paulo, que é fazer de nossa rede estadual de ensino um dos melhores sistemas educacionais do mundo”, afirma o secretário da Educação do Estado de São Paulo, professor Herman Voorwald.

Uma avaliação diagnóstica realizada nos meses de março e setembro de 2012 pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo nas 16 escolas de Ensino Médio em que o programa foi iniciado no ano passado mostra que o modelo teve importante impacto no aprendizado dos estudantes.

No exame de leitura e interpretação de texto a comparação de resultados, em escala de 0 a 100, saltou de 47,1 para 61 pontos entre os alunos da 1ª série do Ensino Médio. A melhora foi de 29,5% em sete meses. Para a 2ª série, a avaliação avançou da média de 46,4 para 62,9 pontos no mesmo período, ou seja, 35,5% de crescimento. O melhor desempenho aconteceu na 3ª série, quando os resultados saíram de 33 para 60 pontos, 81% de aumento. 

Em produção de texto, os resultados aumentaram de 37,9 para 47,4 pontos, 43,8 para 53,4 pontos e 47 para 59,4 pontos, respectivamente, na 1ª, 2ª e 3ª série.

Na avaliação de matemática, os ganhos também são expressivos. A média de resultado dos alunos da 1ª série saltou de 32,9 para 45,7 pontos, o que representou um crescimento de 38,9%. Na 2ª série, a nota aumentou 71,1%, de 23,9 para 40,9 pontos. As turmas de 3ª série saíram de 22,6 para 31,4 pontos, ou seja, uma evolução de 38,9%.

“Os resultados positivos da avaliação são reflexos dos três eixos estruturantes do programa: excelência acadêmica, professores com dedicação exclusiva a uma unidade escolar e o protagonismo juvenil”, acrescenta Valéria de Souza, coordenadora do programa.

Diferenciais do novo modelo

No novo modelo de escola de tempo integral, a jornada é de oito horas e meia no Ensino Fundamental e de nove horas e meia no Ensino Médio, incluindo três refeições diárias. A estrutura conta com salas temáticas de português, história, arte e geografia e salas de leitura e informática.

Na matriz curricular, os alunos terão orientação de estudos, prática de ciências, preparação acadêmica e para o mundo do trabalho e auxílio na elaboração de um projeto de vida, que consiste em um plano para o seu futuro.

Além das disciplinas obrigatórias, os estudantes contam também com disciplinas eletivas, que são escolhidas de acordo com seu objetivo. Cada escola define quais serão elas, conforme o interesse dos alunos. Podem ser aulas relacionadas a línguas, tecnologia, artes, entre outros temas. O intuito é contribuir para que o jovem esteja apto para a realização do seu projeto.

Outro ponto forte do novo modelo está no sistema de trabalho oferecido para os docentes que atuarem exclusivamente nas escolas de ensino integral. É um regime de dedicação plena e integral de 40 horas semanais com carga horária multidisciplinar, que promove uma maior aproximação entre professor e aluno.

Para isso o docente recebe uma gratificação, que, por meio de lei sancionada em dezembro do ano passado, foi ampliada de 50% para 75% sobre o salário do professor, inclusive sobre o que foi incorporado durante sua carreira. Por exemplo, para um professor que acabou de entrar na rede ou que ainda esteja na faixa 1/nível 1 a remuneração passará de R$ 2.088 para R$ 3.654. A gratificação é computada nos cálculos do 13º salário, do acréscimo de um terço de férias e dos proventos da aposentadoria.

Para estarem aptos para desenvolver as atividades previstas na matriz curricular diferenciada, os professores atuantes no novo modelo de escolas de tempo integral passam por uma formação específica.

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas no Portal da Secretaria da Educação.

Escolas convidadas a aderir ao novo modelo na região de Presidente Prudente:

Diretoria

Município

Escola Estadual

Adamantina

Dracena

 9 De Julho                                                  

Adamantina

Osvaldo Cruz

 Benjamin Constant                                          

Adamantina

Adamantina

 Helen Keller                                               

Presidente Prudente

Presidente Prudente

 Florivaldo Leal                                            

Presidente Prudente

Presidente Prudente

 Professora Maria Luiza Bastos                                   

Presidente Prudente

Presidente Prudente

Professor Placídio Braga Nogueira                       

Presidente Prudente

Álvares Machado

Professora Angélica De Oliveira                                 

Presidente Prudente

Regente Feijó

 Professora Anna De Mello Castriani                      

Presidente Prudente

Presidente Prudente

 Doutor Marrey Junior                                            

Santo Anastácio

Presidente Venceslau

 Alfredo Marcondes Cabral                                   

Santo Anastácio

Caiuá

 Projeto Lagoa São Paulo                                    

Releases

Educação convida 155 escolas para expandir novo modelo de tempo integral

Familiares de alunos e equipes escolares decidem até 13 de março adesão a programa iniciado em 2012, no qual professores têm adicional de 75% para dedicação exclusiva Na região de […]

Familiares de alunos e equipes escolares decidem até 13 de março adesão a programa iniciado em 2012, no qual professores têm adicional de 75% para dedicação exclusiva

Na região de Presidente Prudente, são 11 unidades pré-selecionadas em oito municípios

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo começa nesta semana a consulta a 155 escolas estaduais pré-selecionadas para integrar o novo modelo de escola de tempo integral a partir de 2014. Os conselhos escolares dessas unidades, localizadas em 88 municípios paulistas, deverão decidir até 13 de março se vão aderir ao programa. Na região de Presidente Prudente, são 11 escolas em oito municípios (confira tabela ao fim do texto).

Iniciado em 2012 em 16 escolas de Ensino Médio, o programa foi ampliado neste ano para outras 53 unidades, inclusive no ciclo II (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental. O novo modelo é implantado mediante adesão, a partir de consulta feita a escolas pré-selecionadas. Os critérios de seleção incluem os níveis de ensino oferecidos (ciclo II do Fundamental e Médio), não ser a única na cidade, não ser compartilhada com unidades municipais e possuir número mínimo de salas de aula, além de espaço físico adequado para a implantação de instalações específicas.

“O novo modelo de escola de tempo integral foi  concebido a partir dos resultados de pesquisas, avaliações e experiências educacionais realizadas no Brasil e em outros países. A ampliação da jornada escolar é uma estratégia fundamental para garantir um salto de qualidade da educação de nossos alunos, de modo a cumprir com um dos principais objetivos estabelecidos pelo governador Geraldo Alckmin, ao criar o programa Educação – Compromisso de São Paulo, que é fazer de nossa rede estadual de ensino um dos melhores sistemas educacionais do mundo”, afirma o secretário da Educação do Estado de São Paulo, professor Herman Voorwald.

Uma avaliação diagnóstica realizada nos meses de março e setembro de 2012 pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo nas 16 escolas de Ensino Médio em que o programa foi iniciado no ano passado mostra que o modelo teve importante impacto no aprendizado dos estudantes.

No exame de leitura e interpretação de texto a comparação de resultados, em escala de 0 a 100, saltou de 47,1 para 61 pontos entre os alunos da 1ª série do Ensino Médio. A melhora foi de 29,5% em sete meses. Para a 2ª série, a avaliação avançou da média de 46,4 para 62,9 pontos no mesmo período, ou seja, 35,5% de crescimento. O melhor desempenho aconteceu na 3ª série, quando os resultados saíram de 33 para 60 pontos, 81% de aumento. 

Em produção de texto, os resultados aumentaram de 37,9 para 47,4 pontos, 43,8 para 53,4 pontos e 47 para 59,4 pontos, respectivamente, na 1ª, 2ª e 3ª série.

Na avaliação de matemática, os ganhos também são expressivos. A média de resultado dos alunos da 1ª série saltou de 32,9 para 45,7 pontos, o que representou um crescimento de 38,9%. Na 2ª série, a nota aumentou 71,1%, de 23,9 para 40,9 pontos. As turmas de 3ª série saíram de 22,6 para 31,4 pontos, ou seja, uma evolução de 38,9%.

“Os resultados positivos da avaliação são reflexos dos três eixos estruturantes do programa: excelência acadêmica, professores com dedicação exclusiva a uma unidade escolar e o protagonismo juvenil”, acrescenta Valéria de Souza, coordenadora do programa.

Diferenciais do novo modelo

No novo modelo de escola de tempo integral, a jornada é de oito horas e meia no Ensino Fundamental e de nove horas e meia no Ensino Médio, incluindo três refeições diárias. A estrutura conta com salas temáticas de português, história, arte e geografia e salas de leitura e informática.

Na matriz curricular, os alunos terão orientação de estudos, prática de ciências, preparação acadêmica e para o mundo do trabalho e auxílio na elaboração de um projeto de vida, que consiste em um plano para o seu futuro.

Além das disciplinas obrigatórias, os estudantes contam também com disciplinas eletivas, que são escolhidas de acordo com seu objetivo. Cada escola define quais serão elas, conforme o interesse dos alunos. Podem ser aulas relacionadas a línguas, tecnologia, artes, entre outros temas. O intuito é contribuir para que o jovem esteja apto para a realização do seu projeto.

Outro ponto forte do novo modelo está no sistema de trabalho oferecido para os docentes que atuarem exclusivamente nas escolas de ensino integral. É um regime de dedicação plena e integral de 40 horas semanais com carga horária multidisciplinar, que promove uma maior aproximação entre professor e aluno.

Para isso o docente recebe uma gratificação, que, por meio de lei sancionada em dezembro do ano passado, foi ampliada de 50% para 75% sobre o salário do professor, inclusive sobre o que foi incorporado durante sua carreira. Por exemplo, para um professor que acabou de entrar na rede ou que ainda esteja na faixa 1/nível 1 a remuneração passará de R$ 2.088 para R$ 3.654. A gratificação é computada nos cálculos do 13º salário, do acréscimo de um terço de férias e dos proventos da aposentadoria.

Para estarem aptos para desenvolver as atividades previstas na matriz curricular diferenciada, os professores atuantes no novo modelo de escolas de tempo integral passam por uma formação específica.

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas no Portal da Secretaria da Educação.

Escolas convidadas a aderir ao novo modelo na região de Presidente Prudente:

Diretoria

Município

Escola Estadual

Adamantina

Dracena

 9 De Julho                                                  

Adamantina

Osvaldo Cruz

 Benjamin Constant                                          

Adamantina

Adamantina

 Helen Keller                                               

Presidente Prudente

Presidente Prudente

 Florivaldo Leal                                            

Presidente Prudente

Presidente Prudente

 Professora Maria Luiza Bastos                                   

Presidente Prudente

Presidente Prudente

Professor Placídio Braga Nogueira                       

Presidente Prudente

Álvares Machado

Professora Angélica De Oliveira                                 

Presidente Prudente

Regente Feijó

 Professora Anna De Mello Castriani                      

Presidente Prudente

Presidente Prudente

 Doutor Marrey Junior                                            

Santo Anastácio

Presidente Venceslau

 Alfredo Marcondes Cabral                                   

Santo Anastácio

Caiuá

 Projeto Lagoa São Paulo                                    

Releases

Educação convida 155 escolas para expandir novo modelo de tempo integral

Familiares de alunos e equipes escolares decidem até 13 de março adesão a programa iniciado em 2012, no qual professores têm adicional de 75% para dedicação exclusiva Na região de […]

Familiares de alunos e equipes escolares decidem até 13 de março adesão a programa iniciado em 2012, no qual professores têm adicional de 75% para dedicação exclusiva

Na região de Araçatuba, são sete unidades pré-selecionadas em seis municípios

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo começa nesta semana a consulta a 155 escolas estaduais pré-selecionadas para integrar o novo modelo de escola de tempo integral a partir de 2014. Os conselhos escolares dessas unidades, localizadas em 88 municípios paulistas, deverão decidir até 13 de março se vão aderir ao programa. Na região de Araçatuba, são sete escolas em seis municípios (confira tabela ao fim do texto).

Iniciado em 2012 em 16 escolas de Ensino Médio, o programa foi ampliado neste ano para outras 53 unidades, inclusive no ciclo II (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental. O novo modelo é implantado mediante adesão, a partir de consulta feita a escolas pré-selecionadas. Os critérios de seleção incluem os níveis de ensino oferecidos (ciclo II do Fundamental e Médio), não ser a única na cidade, não ser compartilhada com unidades municipais e possuir número mínimo de salas de aula, além de espaço físico adequado para a implantação de instalações específicas.

“O novo modelo de escola de tempo integral foi  concebido a partir dos resultados de pesquisas, avaliações e experiências educacionais realizadas no Brasil e em outros países. A ampliação da jornada escolar é uma estratégia fundamental para garantir um salto de qualidade da educação de nossos alunos, de modo a cumprir com um dos principais objetivos estabelecidos pelo governador Geraldo Alckmin, ao criar o programa Educação – Compromisso de São Paulo, que é fazer de nossa rede estadual de ensino um dos melhores sistemas educacionais do mundo”, afirma o secretário da Educação do Estado de São Paulo, professor Herman Voorwald.

Uma avaliação diagnóstica realizada nos meses de março e setembro de 2012 pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo nas 16 escolas de Ensino Médio em que o programa foi iniciado no ano passado mostra que o modelo teve importante impacto no aprendizado dos estudantes.

No exame de leitura e interpretação de texto a comparação de resultados, em escala de 0 a 100, saltou de 47,1 para 61 pontos entre os alunos da 1ª série do Ensino Médio. A melhora foi de 29,5% em sete meses. Para a 2ª série, a avaliação avançou da média de 46,4 para 62,9 pontos no mesmo período, ou seja, 35,5% de crescimento. O melhor desempenho aconteceu na 3ª série, quando os resultados saíram de 33 para 60 pontos, 81% de aumento. 

Em produção de texto, os resultados aumentaram de 37,9 para 47,4 pontos, 43,8 para 53,4 pontos e 47 para 59,4 pontos, respectivamente, na 1ª, 2ª e 3ª série.

Na avaliação de matemática, os ganhos também são expressivos. A média de resultado dos alunos da 1ª série saltou de 32,9 para 45,7 pontos, o que representou um crescimento de 38,9%. Na 2ª série, a nota aumentou 71,1%, de 23,9 para 40,9 pontos. As turmas de 3ª série saíram de 22,6 para 31,4 pontos, ou seja, uma evolução de 38,9%.

“Os resultados positivos da avaliação são reflexos dos três eixos estruturantes do programa: excelência acadêmica, professores com dedicação exclusiva a uma unidade escolar e o protagonismo juvenil”, acrescenta Valéria de Souza, coordenadora do programa.

Diferenciais do novo modelo

No novo modelo de escola de tempo integral, a jornada é de oito horas e meia no Ensino Fundamental e de nove horas e meia no Ensino Médio, incluindo três refeições diárias. A estrutura conta com salas temáticas de português, história, arte e geografia e salas de leitura e informática.

Na matriz curricular, os alunos terão orientação de estudos, prática de ciências, preparação acadêmica e para o mundo do trabalho e auxílio na elaboração de um projeto de vida, que consiste em um plano para o seu futuro.

Além das disciplinas obrigatórias, os estudantes contam também com disciplinas eletivas, que são escolhidas de acordo com seu objetivo. Cada escola define quais serão elas, conforme o interesse dos alunos. Podem ser aulas relacionadas a línguas, tecnologia, artes, entre outros temas. O intuito é contribuir para que o jovem esteja apto para a realização do seu projeto.

Outro ponto forte do novo modelo está no sistema de trabalho oferecido para os docentes que atuarem exclusivamente nas escolas de ensino integral. É um regime de dedicação plena e integral de 40 horas semanais com carga horária multidisciplinar, que promove uma maior aproximação entre professor e aluno.

Para isso o docente recebe uma gratificação, que, por meio de lei sancionada em dezembro do ano passado, foi ampliada de 50% para 75% sobre o salário do professor, inclusive sobre o que foi incorporado durante sua carreira. Por exemplo, para um professor que acabou de entrar na rede ou que ainda esteja na faixa 1/nível 1 a remuneração passará de R$ 2.088 para R$ 3.654. A gratificação é computada nos cálculos do 13º salário, do acréscimo de um terço de férias e dos proventos da aposentadoria.

Para estarem aptos para desenvolver as atividades previstas na matriz curricular diferenciada, os professores atuantes no novo modelo de escolas de tempo integral passam por uma formação específica.

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas no Portal da Secretaria da Educação.

Escolas convidadas a aderir ao novo modelo na região de Araçatuba: 

Diretoria

Município

Escola Estadual

Andradina

Ilha Solteira

Professora Lea Silva Moraes

Andradina

Pereira Barreto

Coronel Francisco Schmidt

Araçatuba

Guararapes

João Arruda Brasil

Araçatuba

Araçatuba

Professor Jorge Correa

Araçatuba

Araçatuba

Professora Altina Moraes Sampaio

Birigui

Birigui

Professor Stelio Machado Loureiro

Penápolis

Penápolis

Doutor Carlos Sampaio Filho

 

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Educação convida 155 escolas para expandir novo modelo de tempo integral

Familiares de alunos e equipes escolares decidem até 13 de março adesão a programa iniciado em 2012, no qual professores têm adicional de 75% para dedicação exclusiva Na região do […]

Familiares de alunos e equipes escolares decidem até 13 de março adesão a programa iniciado em 2012, no qual professores têm adicional de 75% para dedicação exclusiva

Na região do Vale do Paraíba, são 12 unidades pré-selecionadas em sete municípios

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo começa nesta semana a consulta a 155 escolas estaduais pré-selecionadas para integrar o novo modelo de escola de tempo integral a partir de 2014. Os conselhos escolares dessas unidades, localizadas em 88 municípios paulistas, deverão decidir até 13 de março se vão aderir ao programa. Na região do Vale do Paraíba, são 12 escolas em sete municípios (confira tabela ao fim do texto).

Iniciado em 2012 em 16 escolas de Ensino Médio, o programa foi ampliado neste ano para outras 53 unidades, inclusive no ciclo II (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental. O novo modelo é implantado mediante adesão, a partir de consulta feita a escolas pré-selecionadas. Os critérios de seleção incluem os níveis de ensino oferecidos (ciclo II do Fundamental e Médio), não ser a única na cidade, não ser compartilhada com unidades municipais e possuir número mínimo de salas de aula, além de espaço físico adequado para a implantação de instalações específicas.

“O novo modelo de escola de tempo integral foi  concebido a partir dos resultados de pesquisas, avaliações e experiências educacionais realizadas no Brasil e em outros países. A ampliação da jornada escolar é uma estratégia fundamental para garantir um salto de qualidade da educação de nossos alunos, de modo a cumprir com um dos principais objetivos estabelecidos pelo governador Geraldo Alckmin, ao criar o programa Educação – Compromisso de São Paulo, que é fazer de nossa rede estadual de ensino um dos melhores sistemas educacionais do mundo”, afirma o secretário da Educação do Estado de São Paulo, professor Herman Voorwald.

Uma avaliação diagnóstica realizada nos meses de março e setembro de 2012 pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo nas 16 escolas de Ensino Médio em que o programa foi iniciado no ano passado mostra que o modelo teve importante impacto no aprendizado dos estudantes.

No exame de leitura e interpretação de texto a comparação de resultados, em escala de 0 a 100, saltou de 47,1 para 61 pontos entre os alunos da 1ª série do Ensino Médio. A melhora foi de 29,5% em sete meses. Para a 2ª série, a avaliação avançou da média de 46,4 para 62,9 pontos no mesmo período, ou seja, 35,5% de crescimento. O melhor desempenho aconteceu na 3ª série, quando os resultados saíram de 33 para 60 pontos, 81% de aumento. 

Em produção de texto, os resultados aumentaram de 37,9 para 47,4 pontos, 43,8 para 53,4 pontos e 47 para 59,4 pontos, respectivamente, na 1ª, 2ª e 3ª série.

Na avaliação de matemática, os ganhos também são expressivos. A média de resultado dos alunos da 1ª série saltou de 32,9 para 45,7 pontos, o que representou um crescimento de 38,9%. Na 2ª série, a nota aumentou 71,1%, de 23,9 para 40,9 pontos. As turmas de 3ª série saíram de 22,6 para 31,4 pontos, ou seja, uma evolução de 38,9%.

“Os resultados positivos da avaliação são reflexos dos três eixos estruturantes do programa: excelência acadêmica, professores com dedicação exclusiva a uma unidade escolar e o protagonismo juvenil”, acrescenta Valéria de Souza, coordenadora do programa.

Diferenciais do novo modelo

No novo modelo de escola de tempo integral, a jornada é de oito horas e meia no Ensino Fundamental e de nove horas e meia no Ensino Médio, incluindo três refeições diárias. A estrutura conta com salas temáticas de português, história, arte e geografia e salas de leitura e informática.

Na matriz curricular, os alunos terão orientação de estudos, prática de ciências, preparação acadêmica e para o mundo do trabalho e auxílio na elaboração de um projeto de vida, que consiste em um plano para o seu futuro.

Além das disciplinas obrigatórias, os estudantes contam também com disciplinas eletivas, que são escolhidas de acordo com seu objetivo. Cada escola define quais serão elas, conforme o interesse dos alunos. Podem ser aulas relacionadas a línguas, tecnologia, artes, entre outros temas. O intuito é contribuir para que o jovem esteja apto para a realização do seu projeto.

Outro ponto forte do novo modelo está no sistema de trabalho oferecido para os docentes que atuarem exclusivamente nas escolas de ensino integral. É um regime de dedicação plena e integral de 40 horas semanais com carga horária multidisciplinar, que promove uma maior aproximação entre professor e aluno.

Para isso o docente recebe uma gratificação, que, por meio de lei sancionada em dezembro do ano passado, foi ampliada de 50% para 75% sobre o salário do professor, inclusive sobre o que foi incorporado durante sua carreira. Por exemplo, para um professor que acabou de entrar na rede ou que ainda esteja na faixa 1/nível 1 a remuneração passará de R$ 2.088 para R$ 3.654. A gratificação é computada nos cálculos do 13º salário, do acréscimo de um terço de férias e dos proventos da aposentadoria.

Para estarem aptos para desenvolver as atividades previstas na matriz curricular diferenciada, os professores atuantes no novo modelo de escolas de tempo integral passam por uma formação específica.

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas no Portal da Secretaria da Educação.

Escolas convidadas a aderir ao novo modelo na região do Vale do Paraíba:

Diretoria

Município

Escola Estadual

Caraguatatuba

Caraguatatuba

Doutor Eduardo Correa Da Costa Junior                          

Guaratinguetá

Lorena

 Professora Miquelina Cartolano                                  

Guaratinguetá

Cruzeiro

 Oswaldo Cruz                                               

Guaratingueta

Guaratinguetá

 Doutor Flamínio Lessa                                      

São José Dos Campos

São José Dos Campos

 Olímpio Catao                                              

São José Dos Campos

São José Dos Campos

Professora Maria Dolores Veríssimo Madureira                   

São José Dos Campos

São José Dos Campos

 Professor Nelson Do Nascimento Monteiro                 

Taubaté

Taubaté

 Doutor José Marcondes De Mattos                         

Taubaté

Taubaté

 Deputado Cesar Costa                                      

Taubaté

Taubaté

 Doutor Antonio De Moura Abud                                   

Taubaté

Caçapava

 Doutor Pereira De Mattos                                        

Taubaté

Taubaté

 Amador Bueno Da Veiga                                      

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Educação convida 155 escolas para expandir novo modelo de tempo integral

Familiares de alunos e equipes escolares decidem até 13 de março adesão a programa iniciado em 2012, no qual professores têm adicional de 75% para dedicação exclusiva Na região de […]

Familiares de alunos e equipes escolares decidem até 13 de março adesão a programa iniciado em 2012, no qual professores têm adicional de 75% para dedicação exclusiva

Na região de Bauru, são seis unidades pré-selecionadas em seis municípios

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo começa nesta semana a consulta a 155 escolas estaduais pré-selecionadas para integrar o novo modelo de escola de tempo integral a partir de 2014. Os conselhos escolares dessas unidades, localizadas em 88 municípios paulistas, deverão decidir até 13 de março se vão aderir ao programa. Na região de Bauru, são seis escolas em seis municípios (confira tabela ao fim do texto).

Iniciado em 2012 em 16 escolas de Ensino Médio, o programa foi ampliado neste ano para outras 53 unidades, inclusive no ciclo II (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental. O novo modelo é implantado mediante adesão, a partir de consulta feita a escolas pré-selecionadas. Os critérios de seleção incluem os níveis de ensino oferecidos (ciclo II do Fundamental e Médio), não ser a única na cidade, não ser compartilhada com unidades municipais e possuir número mínimo de salas de aula, além de espaço físico adequado para a implantação de instalações específicas.

“O novo modelo de escola de tempo integral foi  concebido a partir dos resultados de pesquisas, avaliações e experiências educacionais realizadas no Brasil e em outros países. A ampliação da jornada escolar é uma estratégia fundamental para garantir um salto de qualidade da educação de nossos alunos, de modo a cumprir com um dos principais objetivos estabelecidos pelo governador Geraldo Alckmin, ao criar o programa Educação – Compromisso de São Paulo, que é fazer de nossa rede estadual de ensino um dos melhores sistemas educacionais do mundo”, afirma o secretário da Educação do Estado de São Paulo, professor Herman Voorwald.

Uma avaliação diagnóstica realizada nos meses de março e setembro de 2012 pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo nas 16 escolas de Ensino Médio em que o programa foi iniciado no ano passado mostra que o modelo teve importante impacto no aprendizado dos estudantes.

No exame de leitura e interpretação de texto a comparação de resultados, em escala de 0 a 100, saltou de 47,1 para 61 pontos entre os alunos da 1ª série do Ensino Médio. A melhora foi de 29,5% em sete meses. Para a 2ª série, a avaliação avançou da média de 46,4 para 62,9 pontos no mesmo período, ou seja, 35,5% de crescimento. O melhor desempenho aconteceu na 3ª série, quando os resultados saíram de 33 para 60 pontos, 81% de aumento. 

Em produção de texto, os resultados aumentaram de 37,9 para 47,4 pontos, 43,8 para 53,4 pontos e 47 para 59,4 pontos, respectivamente, na 1ª, 2ª e 3ª série.

Na avaliação de matemática, os ganhos também são expressivos. A média de resultado dos alunos da 1ª série saltou de 32,9 para 45,7 pontos, o que representou um crescimento de 38,9%. Na 2ª série, a nota aumentou 71,1%, de 23,9 para 40,9 pontos. As turmas de 3ª série saíram de 22,6 para 31,4 pontos, ou seja, uma evolução de 38,9%.

“Os resultados positivos da avaliação são reflexos dos três eixos estruturantes do programa: excelência acadêmica, professores com dedicação exclusiva a uma unidade escolar e o protagonismo juvenil”, acrescenta Valéria de Souza, coordenadora do programa.

Diferenciais do novo modelo

No novo modelo de escola de tempo integral, a jornada é de oito horas e meia no Ensino Fundamental e de nove horas e meia no Ensino Médio, incluindo três refeições diárias. A estrutura conta com salas temáticas de português, história, arte e geografia e salas de leitura e informática.

Na matriz curricular, os alunos terão orientação de estudos, prática de ciências, preparação acadêmica e para o mundo do trabalho e auxílio na elaboração de um projeto de vida, que consiste em um plano para o seu futuro.

Além das disciplinas obrigatórias, os estudantes contam também com disciplinas eletivas, que são escolhidas de acordo com seu objetivo. Cada escola define quais serão elas, conforme o interesse dos alunos. Podem ser aulas relacionadas a línguas, tecnologia, artes, entre outros temas. O intuito é contribuir para que o jovem esteja apto para a realização do seu projeto.

Outro ponto forte do novo modelo está no sistema de trabalho oferecido para os docentes que atuarem exclusivamente nas escolas de ensino integral. É um regime de dedicação plena e integral de 40 horas semanais com carga horária multidisciplinar, que promove uma maior aproximação entre professor e aluno.

Para isso o docente recebe uma gratificação, que, por meio de lei sancionada em dezembro do ano passado, foi ampliada de 50% para 75% sobre o salário do professor, inclusive sobre o que foi incorporado durante sua carreira. Por exemplo, para um professor que acabou de entrar na rede ou que ainda esteja na faixa 1/nível 1 a remuneração passará de R$ 2.088 para R$ 3.654. A gratificação é computada nos cálculos do 13º salário, do acréscimo de um terço de férias e dos proventos da aposentadoria.

Para estarem aptos para desenvolver as atividades previstas na matriz curricular diferenciada, os professores atuantes no novo modelo de escolas de tempo integral passam por uma formação específica.

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas no Portal da Secretaria da Educação.

Escolas convidadas a aderir ao novo modelo na região de Bauru:

Diretoria de ensino

Município

Escola Estadual

Bauru

Bauru

Escola Estadual Professor José Aparecido Guedes de Azevedo

Jaú

Jaú

Escola Estadual Caetano Lourenço de Camargo

Jaú

Barra Bonita

Escola Estadual Doutor Geraldo Pereira de Barros

Lins

Lins

Escola Estadual Dona Genoveva Junqueira

Lins

Promissão

Escola Estadual Professor Orlando Donda

Lins

Guaiçara

Escola Estadual Jardim Dom Bosco

 

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Educação convida 155 escolas para expandir novo modelo de tempo integral

Familiares de alunos e equipes escolares decidem até 13 de março adesão a programa iniciado em 2012, no qual professores têm adicional de 75% para dedicação exclusiva Na região de […]

Familiares de alunos e equipes escolares decidem até 13 de março adesão a programa iniciado em 2012, no qual professores têm adicional de 75% para dedicação exclusiva

Na região de Bauru, são seis unidades pré-selecionadas em seis municípios

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo começa nesta semana a consulta a 155 escolas estaduais pré-selecionadas para integrar o novo modelo de escola de tempo integral a partir de 2014. Os conselhos escolares dessas unidades, localizadas em 88 municípios paulistas, deverão decidir até 13 de março se vão aderir ao programa. Na região de Bauru, são seis escolas em seis municípios (confira tabela ao fim do texto).

Iniciado em 2012 em 16 escolas de Ensino Médio, o programa foi ampliado neste ano para outras 53 unidades, inclusive no ciclo II (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental. O novo modelo é implantado mediante adesão, a partir de consulta feita a escolas pré-selecionadas. Os critérios de seleção incluem os níveis de ensino oferecidos (ciclo II do Fundamental e Médio), não ser a única na cidade, não ser compartilhada com unidades municipais e possuir número mínimo de salas de aula, além de espaço físico adequado para a implantação de instalações específicas.

“O novo modelo de escola de tempo integral foi  concebido a partir dos resultados de pesquisas, avaliações e experiências educacionais realizadas no Brasil e em outros países. A ampliação da jornada escolar é uma estratégia fundamental para garantir um salto de qualidade da educação de nossos alunos, de modo a cumprir com um dos principais objetivos estabelecidos pelo governador Geraldo Alckmin, ao criar o programa Educação – Compromisso de São Paulo, que é fazer de nossa rede estadual de ensino um dos melhores sistemas educacionais do mundo”, afirma o secretário da Educação do Estado de São Paulo, professor Herman Voorwald.

Uma avaliação diagnóstica realizada nos meses de março e setembro de 2012 pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo nas 16 escolas de Ensino Médio em que o programa foi iniciado no ano passado mostra que o modelo teve importante impacto no aprendizado dos estudantes.

No exame de leitura e interpretação de texto a comparação de resultados, em escala de 0 a 100, saltou de 47,1 para 61 pontos entre os alunos da 1ª série do Ensino Médio. A melhora foi de 29,5% em sete meses. Para a 2ª série, a avaliação avançou da média de 46,4 para 62,9 pontos no mesmo período, ou seja, 35,5% de crescimento. O melhor desempenho aconteceu na 3ª série, quando os resultados saíram de 33 para 60 pontos, 81% de aumento. 

Em produção de texto, os resultados aumentaram de 37,9 para 47,4 pontos, 43,8 para 53,4 pontos e 47 para 59,4 pontos, respectivamente, na 1ª, 2ª e 3ª série.

Na avaliação de matemática, os ganhos também são expressivos. A média de resultado dos alunos da 1ª série saltou de 32,9 para 45,7 pontos, o que representou um crescimento de 38,9%. Na 2ª série, a nota aumentou 71,1%, de 23,9 para 40,9 pontos. As turmas de 3ª série saíram de 22,6 para 31,4 pontos, ou seja, uma evolução de 38,9%.

“Os resultados positivos da avaliação são reflexos dos três eixos estruturantes do programa: excelência acadêmica, professores com dedicação exclusiva a uma unidade escolar e o protagonismo juvenil”, acrescenta Valéria de Souza, coordenadora do programa.

Diferenciais do novo modelo

No novo modelo de escola de tempo integral, a jornada é de oito horas e meia no Ensino Fundamental e de nove horas e meia no Ensino Médio, incluindo três refeições diárias. A estrutura conta com salas temáticas de português, história, arte e geografia e salas de leitura e informática.

Na matriz curricular, os alunos terão orientação de estudos, prática de ciências, preparação acadêmica e para o mundo do trabalho e auxílio na elaboração de um projeto de vida, que consiste em um plano para o seu futuro.

Além das disciplinas obrigatórias, os estudantes contam também com disciplinas eletivas, que são escolhidas de acordo com seu objetivo. Cada escola define quais serão elas, conforme o interesse dos alunos. Podem ser aulas relacionadas a línguas, tecnologia, artes, entre outros temas. O intuito é contribuir para que o jovem esteja apto para a realização do seu projeto.

Outro ponto forte do novo modelo está no sistema de trabalho oferecido para os docentes que atuarem exclusivamente nas escolas de ensino integral. É um regime de dedicação plena e integral de 40 horas semanais com carga horária multidisciplinar, que promove uma maior aproximação entre professor e aluno.

Para isso o docente recebe uma gratificação, que, por meio de lei sancionada em dezembro do ano passado, foi ampliada de 50% para 75% sobre o salário do professor, inclusive sobre o que foi incorporado durante sua carreira. Por exemplo, para um professor que acabou de entrar na rede ou que ainda esteja na faixa 1/nível 1 a remuneração passará de R$ 2.088 para R$ 3.654. A gratificação é computada nos cálculos do 13º salário, do acréscimo de um terço de férias e dos proventos da aposentadoria.

Para estarem aptos para desenvolver as atividades previstas na matriz curricular diferenciada, os professores atuantes no novo modelo de escolas de tempo integral passam por uma formação específica.

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas no Portal da Secretaria da Educação.

Escolas convidadas a aderir ao novo modelo na região de Bauru:

Diretoria de ensino

Município

Escola Estadual

Bauru

Bauru

Escola Estadual Professor José Aparecido Guedes de Azevedo

Jaú

Jaú

Escola Estadual Caetano Lourenço de Camargo

Jaú

Barra Bonita

Escola Estadual Doutor Geraldo Pereira de Barros

Lins

Lins

Escola Estadual Dona Genoveva Junqueira

Lins

Promissão

Escola Estadual Professor Orlando Donda

Lins

Guaiçara

Escola Estadual Jardim Dom Bosco

 

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Educação convida 155 escolas para expandir novo modelo de tempo integral

Familiares de alunos e equipes escolares decidem até 13 de março adesão a programa iniciado em 2012, no qual professores têm adicional de 75% para dedicação exclusiva Na região de […]

Familiares de alunos e equipes escolares decidem até 13 de março adesão a programa iniciado em 2012, no qual professores têm adicional de 75% para dedicação exclusiva

Na região de São José do Rio Preto, são 13 unidades pré-selecionadas em sete municípios

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo começa nesta semana a consulta a 155 escolas estaduais pré-selecionadas para integrar o novo modelo de escola de tempo integral a partir de 2014. Os conselhos escolares dessas unidades, localizadas em 88 municípios paulistas, deverão decidir até 13 de março se vão aderir ao programa. Na região de São José do Rio Preto, são 13 escolas em sete municípios (confira tabela ao fim do texto).

Iniciado em 2012 em 16 escolas de Ensino Médio, o programa foi ampliado neste ano para outras 53 unidades, inclusive no ciclo II (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental. O novo modelo é implantado mediante adesão, a partir de consulta feita a escolas pré-selecionadas. Os critérios de seleção incluem os níveis de ensino oferecidos (ciclo II do Fundamental e Médio), não ser a única na cidade, não ser compartilhada com unidades municipais e possuir número mínimo de salas de aula, além de espaço físico adequado para a implantação de instalações específicas.

“O novo modelo de escola de tempo integral foi  concebido a partir dos resultados de pesquisas, avaliações e experiências educacionais realizadas no Brasil e em outros países. A ampliação da jornada escolar é uma estratégia fundamental para garantir um salto de qualidade da educação de nossos alunos, de modo a cumprir com um dos principais objetivos estabelecidos pelo governador Geraldo Alckmin, ao criar o programa Educação – Compromisso de São Paulo, que é fazer de nossa rede estadual de ensino um dos melhores sistemas educacionais do mundo”, afirma o secretário da Educação do Estado de São Paulo, professor Herman Voorwald.

Uma avaliação diagnóstica realizada nos meses de março e setembro de 2012 pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo nas 16 escolas de Ensino Médio em que o programa foi iniciado no ano passado mostra que o modelo teve importante impacto no aprendizado dos estudantes.

No exame de leitura e interpretação de texto a comparação de resultados, em escala de 0 a 100, saltou de 47,1 para 61 pontos entre os alunos da 1ª série do Ensino Médio. A melhora foi de 29,5% em sete meses. Para a 2ª série, a avaliação avançou da média de 46,4 para 62,9 pontos no mesmo período, ou seja, 35,5% de crescimento. O melhor desempenho aconteceu na 3ª série, quando os resultados saíram de 33 para 60 pontos, 81% de aumento. 

Em produção de texto, os resultados aumentaram de 37,9 para 47,4 pontos, 43,8 para 53,4 pontos e 47 para 59,4 pontos, respectivamente, na 1ª, 2ª e 3ª série.

Na avaliação de matemática, os ganhos também são expressivos. A média de resultado dos alunos da 1ª série saltou de 32,9 para 45,7 pontos, o que representou um crescimento de 38,9%. Na 2ª série, a nota aumentou 71,1%, de 23,9 para 40,9 pontos. As turmas de 3ª série saíram de 22,6 para 31,4 pontos, ou seja, uma evolução de 38,9%.

“Os resultados positivos da avaliação são reflexos dos três eixos estruturantes do programa: excelência acadêmica, professores com dedicação exclusiva a uma unidade escolar e o protagonismo juvenil”, acrescenta Valéria de Souza, coordenadora do programa.

Diferenciais do novo modelo

No novo modelo de escola de tempo integral, a jornada é de oito horas e meia no Ensino Fundamental e de nove horas e meia no Ensino Médio, incluindo três refeições diárias. A estrutura conta com salas temáticas de português, história, arte e geografia e salas de leitura e informática.

Na matriz curricular, os alunos terão orientação de estudos, prática de ciências, preparação acadêmica e para o mundo do trabalho e auxílio na elaboração de um projeto de vida, que consiste em um plano para o seu futuro.

Além das disciplinas obrigatórias, os estudantes contam também com disciplinas eletivas, que são escolhidas de acordo com seu objetivo. Cada escola define quais serão elas, conforme o interesse dos alunos. Podem ser aulas relacionadas a línguas, tecnologia, artes, entre outros temas. O intuito é contribuir para que o jovem esteja apto para a realização do seu projeto.

Outro ponto forte do novo modelo está no sistema de trabalho oferecido para os docentes que atuarem exclusivamente nas escolas de ensino integral. É um regime de dedicação plena e integral de 40 horas semanais com carga horária multidisciplinar, que promove uma maior aproximação entre professor e aluno.

Para isso o docente recebe uma gratificação, que, por meio de lei sancionada em dezembro do ano passado, foi ampliada de 50% para 75% sobre o salário do professor, inclusive sobre o que foi incorporado durante sua carreira. Por exemplo, para um professor que acabou de entrar na rede ou que ainda esteja na faixa 1/nível 1 a remuneração passará de R$ 2.088 para R$ 3.654. A gratificação é computada nos cálculos do 13º salário, do acréscimo de um terço de férias e dos proventos da aposentadoria.

Para estarem aptos para desenvolver as atividades previstas na matriz curricular diferenciada, os professores atuantes no novo modelo de escolas de tempo integral passam por uma formação específica.

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas no Portal da Secretaria da Educação.

Escolas convidadas a aderir ao novo modelo na região de São José do Rio Preto:

Diretoria de ensino

Município

Escola Estadual

Catanduva

Novo Horizonte

Escola Estadual Professora Shirley Camargo Von Zuben

Fernandópolis

Fernandópolis

Escola Estadual Carlos Barozzi

Fernandópolis

Fernandópolis

Escola Estadual José Belucio

Fernandópolis

Fernandópolis

Escola Estadual Líbero de Almeida Silvares

Jales

Jales

Escola Estadual Professor Carlos de Arnaldo Silva

José Bonifácio

Mirassol

Escola Estadual Anísio José Moreira

São José do Rio Preto

São José do Rio Preto

Escola Estadual Voluntários de 32

São José do Rio Preto

São José do Rio Preto

Escola Estadual Leme Cardeal

São José do Rio Preto

São José do Rio Preto

Escola Estadual Professora Yvete Gabriel Atique

Votuporanga

Riolândia

Escola Estadual Clarinda Machado de Souza

Votuporanga

Votuporanga

Escola Estadual Professora Sarah Arnoldi Barbosa

Votuporanga

Votuporanga

Escola Estadual Doutor José Manoel Lobo

Votuporanga

Votuporanga

Escola Estadual Professora Uzenir Coelho Zeitune