quinta-feira, 24/09/2015
Pais e Alunos

Educação convida alunos a participar do tour virtual na Sabesp a partir das 14h

Alunos poderão conhecer como é coletado e tratado o esgoto de São Paulo

Nesta quinta-feira (23), alunos da rede estadual paulista terão a chance de conhecer como é coletado e tratado o esgoto das cidades de São Paulo, por meio de uma visita virtual, direto da estação Jesus Neto, da Sabesp. A unidade é a primeira da América Latina a utilizar o método por lodos ativados – fases líquida e sólida – e a oferecer água de reuso às indústrias.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Serão duas transmissões ao vivo. A primeira aconteceu nesta manhã. O vídeo da visita virtual realizada às 10h já está disponível para todos os alunos. Já a segunda acontece às 14h desta quinta-feira. Ambas são guiadas pela equipe Ciência Show.

Clique aqui e assista na íntegra a primeira visita virtual desta quinta-feira

Instalada no bairro do Ipiranga, na capital paulista, a estação faz parte do complexo organizado e gerido pela empresa estadual de saneamento. A cada minuto, o sistema é capaz de tratar uma piscina olímpica. Em São Paulo, são utilizados sete tipos de tratamento, que variam de acordo com a região. Todos, porém, têm o objetivo de remover os poluentes domésticos e industriais.

No primeiro semestre, Educação e Sabesp promoveram um tour pelas estações de tratamento de água. Sob orientação de técnicos da companhia, os estudantes aprenderam mais sobre o controle de dosagem de produtos químicos como cloro, ajuste de pH com cal ou soda, filtração a partir de pedras e carvão até a adição do flúor. Saiba mais aqui.

Próxima visita às 14h

Os interessados em participar do tour virtual podem acompanhar a próxima transmissão ao vivo, neste link, a partir das 14h. “Por uso de uma ferramenta do Google, o hangout, é possível que todos os alunos nos 644 municípios do Estado, nas 5400 escolas da rede estadual, tenham acesso em tempo real a uma visita pela estação de tratamento de esgoto pela Sabesp. No primeiro semestre, eles já conheceram como funciona o tratamento da água. E agora mostraremos a estação de tratamento de esgoto”.

“Tudo isso é importante pois, por meio da tecnologia, conseguimos trazer simultaneamente os quatro milhões de alunos para dentro da Sabesp e mostrar o trabalho realizado com nossa água”, afirma Ana Carolina Lafemina, coordenadora da Escola Virtual de Programas Educacionais (Evesp) e representante da Educação na visita virtual na Sabesp.