• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 06/09/2013
Releases

Educação convoca 2 mil educadores para atuarem no regime integral de ensino em 2014

Iniciativa voltada para o novo modelo de escola de tempo integral está entre as ações da Secretaria para ampliar em 40% o número de alunos que passam mais tempo nas […]

Iniciativa voltada para o novo modelo de escola de tempo integral está entre as ações da Secretaria para ampliar em 40% o número de alunos que passam mais tempo nas unidades de ensino em 2014

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo acaba de fazer um chamamento para os educadores da rede estadual de ensino interessados em atuar nas 178 unidades que oferecerão o novo modelo de escola de tempo integral em 2014. São duas mil vagas para professores e gestores, que receberão gratificação de 75% sobre o salário e já começarão a atuar no primeiro semestre do ano que vem. O cadastro pode ser feito pela internet a partir do próximo dia 11. Os candidatos que não forem chamados na primeira etapa poderão ser convocados ao longo do próximo ano. 

O anúncio do chamamento foi feito pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário da Educação Herman Voorwald durante a inauguração da Escola Estadual Jardim Nossa Senhora Aparecida II, nesta sexta-feira, dia 6. A unidade de ensino, localizada na Vila Brasilândia, na capital, possui 13 salas e tem capacidade para 1.365 vagas. A obra, de R$ 3,9 milhões, foi concluída em julho deste ano.

A convocação está entre as ações da Secretaria para aumentar o número de alunos que passam mais tempo na escola. No próximo ano, a  Secretaria vai ampliar em 40% o número de alunos beneficiados por este e outros programas que estendem o período de permanência dos jovens nas escolas. A quantidade de estudantes que passam em média 8 horas diárias nas escolas sairá dos atuais 419 mil para 596 mil em 2014.

Atualmente, são 69 escolas com novo modelo de ensino integral. Em 2014 serão 178 unidades com 53 mil estudantes de Ensino Fundamental II e Médio atendidos. Estas escolas oferecem estrutura com laboratórios, disciplinas eletivas e jornada de até nove horas e meia. Levantamento feito pela Secretaria mostra que o rendimento dos alunos matriculados na modalidade aumentou até 81% em leitura e 71,1% em matemática.

Os profissionais destas escolas adotam regime de dedicação exclusiva, totalizando 40 horas semanais, e para isso recebem gratificação de 75% sobre o salário-base. Os educadores efetivos e estáveis da rede interessados em atuar nestas escolas devem fazer inscrição até 4 de outubro no Portal da Educação (www.educacao.sp.gov.br).

Além destas unidades, a rede estadual de ensino também conta com jornada ampliada para alunos por meio de programas como o Vence, que oferece ao estudante da rede, de forma simultânea, o Ensino Médio e, no horário oposto, o curso técnico. Este ano foram 50 mil participantes e, com a ampliação, o número de vagas para a dupla formação chegará a 100 mil.

Outra ação que amplia a permanência dos alunos nas escolas está nos Centros de Estudos de Línguas, os CELs. Estas unidades proporcionam ao estudante a oportunidade de aprender gratuitamente um novo idioma. No total, são atendidos cerca de 68 mil alunos da rede estadual em cursos de espanhol, italiano, francês, alemão, japonês, mandarim e inglês. No próximo ano a expectativa é atender 75 mil.

“Ampliar a possibilidade dos nossos alunos ficarem mais tempo na escola é um excelente caminho para aprimorar ainda mais a qualidade do ensino e a oferta de atividades focadas na formação pessoal dos estudantes. São ações que fortalecem o elo com as unidades de ensino, com os professores e reforçam o compromisso com a educação integral, pedagógica e social, dos nossos jovens”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Além destes programas, a Secretaria conta com uma série de projetos que oferecem oficinas, atividades culturais e formação extracurricular que beneficiarão 368 mil estudantes no próximo ano.