• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 30/01/2014
Imprensa

Educação convoca instituições para ampliar oferta de curso técnico e gratuito a aluno da rede estadual

Programa Vence oferece ‘dupla formação’ aos estudantes, regular e profissionalizante. Parcerias feitas pela Secretaria  vão oferecer mais 20 mil vagas aos jovens A Secretaria da Educação do Estado já recebe […]

Programa Vence oferece ‘dupla formação’ aos estudantes, regular e profissionalizante. Parcerias feitas pela Secretaria  vão oferecer mais 20 mil vagas aos jovens

A Secretaria da Educação do Estado já recebe inscrições para instituições interessadas em serem credenciadas no Vence, programa que oferece ‘dupla formação’ – ensino médio e formação técnica – aos estudantes da rede estadual. Por meio do credenciamento de instituições de educação profissional, a Secretaria vai oferecer mais 20 mil oportunidades aos alunos de terminarem o Ensino Médio com uma habilitação técnica de nível médio.

No Vence, ao mesmo tempo em que frequenta as unidades de ensino da rede estadual, o participante faz – no horário oposto – o curso técnico voltado ao mercado de trabalho em uma das instituições educacionais credenciadas. Levantamento feito entre os matriculados mostra que os cursos técnicos de  enfermagem e administração são os que concentram o maior número de participantes (veja ranking abaixo). Implantado em 2011, o programa já registrou 60 mil matrículas e com a ampliação em andamento serão 100 mil alunos atendidos até o final do ano.

O edital credenciamento das instituições parceiras está publicado no Diário Oficial e é aberto a todas as instituições que oferecem cursos técnicos nos 645 municípios do Estado.  Um formulário, disponível no Portal da Secretaria da Educação  (www.educacao.sp.gov.br), deve ser preenchido pelas escolas interessadas e entregue junto com os documentos previstos no edital até às 9h do dia 17 de março de 2014, na Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), localizada na avenida São Luiz, 99, República, em São Paulo. A entrega da documentação pode ser feita de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 17h.  

“O Vence é mais uma oportunidade para os nossos estudantes adquirirem um diferencial no currículo e ampliarem as condições para conquistarem um emprego. Além da educação regular de qualidade, uma das principais demandas dos alunos desta faixa etária é a preparação para o mercado de trabalho”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Os cursos técnicos oferecidos, até o momento, estão distribuídos em 10 eixos tecnológicos, conforme o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, abrangendo diferentes setores da economia, como enfermagem, sucroalcooleiro, automação industrial, análise clínica, logística, informática, entre outros.

Confira os 5 cursos mais procurados nesta edição:

Cursos

% de participação

Técnico em enfermagem

15,4

Técnico em administração

13,0

Técnico em informática

9,0

Técnico em segurança no trabalho

8,0

Técnico em logística

4,7