• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 14/05/2024
Destaque

Educação cria comitê para acompanhar a alfabetização de crianças

Profissionais da Seduc-SP avaliam implantação das atividades do Alfabetiza Juntos SP nas escolas; meta é que 90% das crianças sejam leitores ao final do 2º ano até 2026

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) anunciou nesta terça-feira (14), por meio da publicação da Resolução 32, publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo, a criação do comitê gestor do Programa Alfabetiza Juntos SP. O objetivo da criação do grupo é o acompanhamento das ações para a alfabetização de crianças até os 7 anos de idade.

O comitê é formado pelo secretário da Educação, Renato Feder, por profissionais da Seduc-SP e representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Conforme prevê a Resolução 32, o comitê deve estabelecer reuniões periódicas para acompanhar o planejamento e a execução do Compromisso Criança Alfabetizada e planejar as ações do programa a nível estadual.

O Programa Alfabetiza Juntos SP, lançado em fevereiro pelo Governo de SP, tem como meta que 90% das crianças sejam leitores ao final do 2º ano do Ensino Fundamental até o ano de 2026. Na Avaliação da Fluência Leitora aplicada no fim do ano passado, 64% das crianças do 2º ano eram consideradas leitoras iniciantes ou fluentes.

Além das unidades de ensino da rede estadual que ofertam os anos iniciais do Ensino Fundamental, municípios paulistas integram o programa de alfabetização do Estado.

A partir da parceria, a Educação envia material didático às prefeituras e oferece formação aos professores dos anos iniciais. As redes municipais também participam da Avaliação da Fluência Leitura.