quinta-feira, 19/09/2013
Releases

Educação cria núcleo especial para alunos imigrantes da rede estadual de ensino

Levantamento inédito mostra que escolas estaduais reúnem 7,1 mil estudantes de 90 nacionalidades diferentes; bolivianos e japoneses são maioria A Secretaria da Educação do Estado acaba de concluir o levantamento […]

A Secretaria da Educação do Estado acaba de concluir o levantamento sobre a presença de estrangeiros nas salas de aula da rede estadual de ensino. Os dados mostram que este ano foram 7,1 mil matrículas de estudantes nascidos em outros países, imigrantes de 90 nacionalidades diferentes. O mapeamento foi feito a pedido do Núcleo de Inclusão Educacional, novo órgão da Pasta criado para definir diretrizes para a recepção destes alunos.

Durante o mês de agosto e início de setembro, profissionais do Núcleo, supervisores e professores realizaram encontros regionais com representantes das 91 diretorias regionais de ensino de todo o Estado para avaliar o avanço e propor diretrizes que consolidam a implementação das políticas de educação para as relações étnico-raciais. Entre as ações está identificar as demandas no processo de aprendizagem e inclusão dos estrangeiros.

Os dados do primeiro censo de alunos de outros países apontam que bolivianos representam a ampla maioria entre os alunos das escolas estaduais, (58% do total), seguidos por japoneses (14%). Os registros mostram ainda que Paraguai, Peru, Portugal, Argentina, Angola, Estados Unidos, Colômbia e China estão entre as 10 nações líderes em alunos (veja lista completa abaixo).

Atualmente, todas as escolas da rede são orientadas a criar seu próprio programa de inclusão e adaptação dos alunos imigrantes, de acordo com a demanda recebida.

“O novo Núcleo já definiu as diretrizes pedagógicas para a educação indígena e quilombola e agora o trabalho foi iniciado com os alunos estrangeiros. Uma das principais colaborações será justamente o intercâmbio de experiência entre as nossas unidades de ensino, que já realizam atividades inclusivas. Além disso, a nossa proposta é aprimorar as orientações para subsidiar os professores, diretores e supervisores na recepção e adaptação dos alunos”, afirma a coordenadora da Gestão de Educação Básica (CGEB) da Secretaria, Maria Elizabete da Costa.

Número de estudantes matriculados por país de origem

País de origem

Número de alunos