quarta-feira, 31/08/2016
Agenda do secretário

Educação dá início a novo programa de capacitação de líderes escolares

Ação integra o projeto Aliança Brasileira pela Educação, em parceria com empresa privada

Criado em 1894 para ser sede da primeira Escola Normal paulista, o prédio Caetano de Campos é um importante símbolo da educação em São Paulo e, portanto, escolhido para sediar o evento que consolida o compromisso do Estado com uma educação cada vez mais qualificada. Na tarde desta quarta-feira (31), em parceria com a Kroton, empresa privada com foco em educação e responsabilidade social, a Secretaria de Estado da Educação lançou o programa “Aliança Brasileira pela Educação“.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A abertura do lançamento da Aliança foi marcada pela apresentação de ginástica rítmica do Grupo Unopar e participação musical de Serginho Meriti e Rodrigo Leite. O evento foi aberto aos dirigentes regionais, diretores e supervisores das escolas, que vão receber formação dos profissionais da Kroton nos próximos meses.

“É muito bom começarmos com os diretores, porque um bom diretor é a alma da escola e essas boas escolas existem em grande número em nosso estado”, disse o secretário de estado da Educação, José Renato Nalini.

O programa tem a proposta de atuar capacitando diretores das redes públicas por meio de encontros sistemáticos mensais. Em São Paulo, estão previstos encontros em três polos, com início em 21 de setembro, na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores (EFAP).  A iniciativa é um projeto voluntário, portanto, sem custos para a rede, fruto do esforço colaborativo entre todos os segmentos da sociedade – Governo, empresas e fundações.

O presidente da Kroton, Rodrigo Galindo, explica que estas ações já são aplicadas em outro estado há pelo menos dez anos, com as atividades executadas pela “Conspiração Mineira Pela Educação”. “A Aliança surge de um crescimento natural das atividades de responsabilidade social feitas pela Kroton, no sentido de tentar devolver um pouco do que a sociedade entrega a ela como empresa”, destacou.

Convidado do evento, o supervisor de ensino da DE Centro Oeste, Flavio Galera destaca a importância da capacitação dos líderes e o impacto que isso tem dentro da sala de aula. “Sem uma liderança que motive os professores no desenvolvimento do projeto pedagógico é muito difícil que coisas boas aconteçam. Esta ação nos gera uma grande expectativa de que coisas positivas chegarão até as escolas e essa parceria do poder público com o terceiro setor é fundamental nesse processo”, disse.

Participação especial

O palco do auditório Fernando Azevedo se transformou em um tatame para uma luta inesperada e diferente. Encerrando as atividades do dia, os convidados puderam assistir às apresentações de Rafaela Silva, campeã mundial e olímpica, e Flavio Canto, ex-judoca e apresentador. Os atletas compartilharam com o público momentos de suas vidas, carreiras, responderam perguntas da plateia e deixaram mensagens inspiradoras. De acordo com Galindo, uma das principais ações de responsabilidade social da Kroton é a inclusão por meio do esporte.

“Isso nos dá uma ideia inicial de uma escola feliz e alegre, na qual o esporte esteja integrado e que podemos ter espaço para um currículo em que não vejamos o aluno apenas na questão cognitiva de aprendizados, mas que o vejamos como ser humano completo e integral”, disse o supervisor de ensino.

Expansão do projeto

A atuação da Aliança começa na capital paulista, na parceria feita com a Educação, e seguirá para os demais estados e municípios de forma gradativa, de acordo com as localidades mais vulneráveis, levando em consideração o cenário econômico e social. Inicialmente, serão criados 6 grupos de trabalho em São Paulo, abrangendo 300 escolas e beneficiando cerca de 300 mil alunos.