• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 22/08/2012
Imprensa

Educação dá início nesta quarta-feira ao 1º Seminário de Proteção Escolar

Encontro reúne 1.500 educadores e parceiros da rede de ensino estadual no Memorial da América Latina para mesas-redondas e conferências entre hoje e sexta-feira  A Secretaria da Educação do Estado […]

Encontro reúne 1.500 educadores e parceiros da rede de ensino estadual no Memorial da América Latina para mesas-redondas e conferências entre hoje e sexta-feira

 A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo promove entre hoje e sexta-feira o 1º Seminário de Proteção Escolar, que reunirá 1.500 educadores e parceiros da rede de ensino paulista no Complexo do Memorial da América Latina, na capital. Especialistas participam de mesas-redondas e conferências que têm como objetivo promover e aprofundar o debate sobre as questões socioeducacionais relativas a conflitos no ambiente escolar.

“O seminário tem a finalidade de ampliar a discussão sobre a violência junto aos educadores para que eles intensifiquem nas escolas em que atuam as ações de prevenção e conscientização. Ter tranquilidade no ambiente escolar é essencial para o bom andamento das atividades pedagógicas”, afirmou o professor Herman Voorwald, secretário da Educação.

A abertura do evento, a partir das 18h de hoje (22/08), será transmitida ao vivo pela Rede do Saber e também pelo Portal da Secretaria da Educação (www.educacao.sp.gov.br), assim como as duas conferências que compõem a programação. Amanhã (23/08), às 16h30, o tema será “Segurança pública e escola: dimensionamento de riscos e ações”, com o conferencista Luiz Eduardo Soares, antropólogo e escritor, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que atuou como secretário nacional de Segurança Pública e coordenador de Segurança, Justiça e Cidadania do Estado do Rio de Janeiro.

O assunto da conferência de sexta-feira (24/08), às 16h30, será “Proteção integral à criança e ao adolescente: responsabilidade coletiva”, com Paulo Afonso Garrido de Paula, procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e um dos coautores do anteprojeto de lei que deu origem ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

As oito mesas-redondas programadas para amanhã e sexta-feira discutirão temáticas atuais, como “Gestão de conflitos no cotidiano da escola”, “A escola para os jovens contemporâneos: como conciliar disciplina e liberdade”, “Como identificar e prevenir o bullying” e “Práticas de aproximação com a família e a comunidade” (veja a programação completa no fim do texto). Os debates terão como base as novas metodologias de resolução de conflitos, de articulação institucional e de planejamento estratégico. Saiba mais sobre os palestrantes no Portal da Secretaria da Educação.

Participam do encontro 1.500 educadores da rede estadual, entre diretores, vice-diretores, professores-coordenadores e professores-mediadores de escolas estaduais, além de supervisores de ensino e professores-coordenadores de núcleos pedagógicos das 91 diretorias regionais de ensino. As inscrições estão encerradas. Também estarão presentes representantes da sociedade civil organizada e de outras instituições públicas, estaduais e municipais.

“Nosso objetivo para esse seminário é explicitar que as causas e consequências das vulnerabilidades socioeducacionais presentes nas escolas são muito mais complexas do que geralmente o debate público retrata. A Secretaria da Educação vem desenvolvendo diversas ações de prevenção e resolução dos conflitos nas escolas, mas temos que envolver os demais setores da sociedade nesse debate”, aponta Felippe Angeli, coordenador do Sistema de Proteção Escolar da Secretaria da Educação.

 Sistema de Proteção Escolar

Criado em 2009 pela Secretaria da Educação, o Sistema de Proteção Escolar é um conjunto de ações que tem como objetivo promover ambientes pacíficos e democráticos nas escolas da rede pública e garantir a segurança dos alunos, suas famílias e dos servidores estaduais.

Atualmente, 2.468 docentes desempenham a função de professor-mediador escolar e comunitário em 2.131 escolas estaduais. Esses docentes são responsáveis pela coordenação de ações educacionais que visam ampliar os fatores de proteção e coibir eventuais fatores de vulnerabilidade e conflitos inerentes à comunidade escolar.

Outro aspecto importante relacionado ao Sistema de Proteção Escolar é o desenvolvimento e a manutenção de parcerias com diversas instituições públicas e privadas. Merece destaque o termo de cooperação, firmado em março deste ano, entre a Secretaria da Educação e o Ministério Público do Estado de São Paulo para disseminar práticas preventivas a fim de aprimorar a proteção à comunidade escolar. A parceria tem como objetivo difundir entre os educadores da rede estadual conhecimentos específicos sobre o ECA, Direitos Humanos e Justiça Restaurativa, tema de curso em andamento para 270 educadores de 29 diretorias regionais de ensino. Até o fim do próximo ano, devem passar pela capacitação em conceitos introdutórios de Justiça Restaurativa 1.000 professores-mediadores e gestores do Sistema de Proteção Escolar.

Destaca-se também a parceria entre a Secretaria de Educação e a Polícia Militar do Estado de São Paulo, que mantém desde 2009 um oficial com a função de assessorar o secretário da Educação em assuntos de segurança escolar. Além disso, no ano passado, a Pasta firmou termo de cooperação técnica com a Secretaria de Estado da Segurança Pública para a ampliação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

PROGRAMAÇÃO

Hoje (22 de agosto)

18h

Abertura solene

 

Amanhã (23 de agosto)

9h

Mesa 1 – Gestão de conflitos no cotidiano da escola

Debatedores: Lia Regina Castaldi Sampaio, Sergio de Freitas Costa e Vania Curi Yazbek

Mesa 2 – Os alunos em conflito com a lei

Debatedores: Antonio Carlos Ozório Nunes, Berenice Gianella e Paulo Malvasi

14h

Mesa 1 – Como identificar e prevenir o bullying

Debatedores: Cleo Fante, Lidia Arantagy e Telma Vinha

Mesa 2 – Discriminação na escola

Debatedores: Isabel Santos, Lula Ramirez e Joelke Offring

16h30

Conferência – Segurança pública e escola: dimensionamento de riscos e ações

Conferencista: Luiz Eduardo Soares

Sexta-feira (24 de agosto)

9h

Mesa 1 – Álcool e outras drogas na escola: dimensão do problema e procedimentos

Debatedores: Camila Magalhães Silveira, Dartiu Xavier e Marcelo Sodelli

Mesa 2 – Construção das articulações da escola com a rede de proteção e apoio à criança e ao adolescente

Debatedores: Egberto Penido, Lelio Ferraz Siqueira, Vilu Salvatore, capitão Alexandre Marcos de Oliveira, da Polícia Militar

14h

Mesa 1 – A escola para os jovens contemporâneos: como conciliar disciplina e liberdade

Debatedores: Julio Groppa Aquino e Yves de La Taille

Mesa 2 – Práticas de aproximação com a família e a comunidade

Debatedores: Denis Mizne e Miriam Abramovay

16h30

Conferência – Proteção integral à criança e ao adolescente: responsabilidade coletiva

Conferencista: Paulo Afonso Garrido de Paula

 

SERVIÇO

Evento: 1º Seminário de Proteção Escolar

Data: Hoje, às 18h; Amanhã e sexta-feira, a partir das 9h

Local: Complexo do Memorial da América Latina (av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, São Paulo, SP, ao lado da estação Barra Funda do Metrô)