• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 17/07/2012
Imprensa

Educação de Jovens e Adultos da rede estadual está com inscrições abertas para o 2º semestre

As aulas terão início em agosto e os interessados podem realizar o cadastro em qualquer escola estadual Os interessados em frequentar o curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA), […]

As aulas terão início em agosto e os interessados podem realizar o cadastro em qualquer escola estadual

Os interessados em frequentar o curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que terá início em agosto, podem comparecer até o fim deste mês a qualquer escola estadual e realizar o cadastro. Para facilitar o atendimento é recomendado que, no ato da inscrição, o interessado apresente RG ou certidão de nascimento. Após a matrícula em uma escola da rede pública, o estudante poderá ser encaminhado para uma unidade próxima que ofereça a modalidade.

A EJA é destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino Fundamental e Médio na idade apropriada. Para cursar a modalidade referente ao Ensino Fundamental, o aluno deve ter, no mínimo, 15 anos de idade e, para o Ensino Médio, 18 anos. A rede estadual também oferece curso com presença flexível e atendimento individualizado nos Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA). Para cursar a modalidade nos CEEJAs o aluno deve ter, no mínimo, 18 anos de idade. Mesmo após o período de cadastramento, a pessoa interessada em cursar a EJA presencial ou o CEEJA pode, em qualquer período do ano, realizar sua inscrição.

“O mercado de trabalho exige uma escolarização mais avançada, por isso a Educação de Jovens e Adultos é uma importante ferramenta para todos aqueles que, por algum motivo, não puderam concluir seus estudos. Além disso, também auxilia muitas pessoas que vão em busca de uma realização pessoal”, afirma Mertila Larcher de Moraes, diretora do Centro de Educação de Jovens e Adultos.

Voltar a estudar depois de anos longe de uma sala de aula pode parecer difícil, mas pode ser a oportunidade de concretizar um sonho. É o que diz a cabeleireira Kelly Graeser, 35 anos, que atualmente cursa o 1º ano do Ensino Médio na EJA da Escola Estadual Buenos Aires, localizada na zona norte de São Paulo. Além do interesse em ingressar futuramente no ensino superior, ela enxerga sua volta aos bancos escolares como uma vitória pessoal. “Achei que já era tarde, mas percebi que com os estudos posso melhorar profissionalmente e, graças a esse aprendizado, meus horizontes foram ampliados”, conta. Kelly começou a frequentar as aulas em fevereiro deste ano e, com o apoio do marido e do filho de 14 anos, já começa a traçar novos planos. “Eu me superei, achei que fosse difícil, mas os incentivos da minha família e dos professores foram especiais. Por conta disso estou escrevendo um livro e espero publicá-lo em breve”, completa.

Para o aposentado Clovis Bueno de Campos, 66 anos, que também cursa o Ensino Médio na EJA da Escola Estadual Buenos Aires, voltar a estudar era uma meta pessoal. “Voltei a estudar por conta de um desejo pessoal. Apesar do início difícil, pude contar com a ajuda dos professores e, com isso, superar as adversidades. Hoje, posso dizer que sou um exemplo para o meu neto de oito anos que está no 3º ano do Ensino Fundamental”, diz.

Para informações sobre os locais de inscrição, o estudante pode entrar em contato pelo telefone 0800-7700012, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, ou pelo e-mail infoeducacao@educacao.sp.gov.br.