quinta-feira, 09/09/2021
Notícia

Educação de São Paulo irá oferecer avaliação de fluência leitora para municípios de São Paulo

Secretário Estadual da Educação Rossieli Soares anunciou novidade em live com gestores municipais via Centro de Mídias SP

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) abre processo de adesão para a primeira Avaliação de Fluência Leitora 2021. Desde a última quarta-feira (8), Dia Mundial da Alfabetização, as redes municipais de ensino podem confirmar participação no processo, voltado aos estudantes do 2º ano do ensino fundamental. As cidades interessadas devem se cadastrar no portal da Secretaria Escolar Digital (SED), no menu Avaliação de Fluência 2021 – Redes Municipais, até 15 de setembro.

A avaliação, que ocorrerá de forma presencial entre 4 e 22 de outubro, objetiva analisar o desempenho individual na leitura e compreensão de textos escritos para diagnosticar eventuais lacunas no processo de alfabetização durante o período de pandemia. Na prática, o exercício proposto poderá verificar a capacidade, fluidez e ritmo do estudante de ler palavras, pseudopalavras e textos voltados à etapa escolar.

No modelo subsidiado integralmente pela Seduc-SP, os professores vão gravar a leitura pelo celular, pelo aplicativo exclusivo do CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação), que também disponibilizará os cadernos de provas para impressão. Na sequência, os áudios serão avaliados para apresentar um diagnóstico preciso sobre o perfil leitor dos estudantes.

O Secretário da Educação do Estado, Rossieli Soares, lembra que a ausência de aulas presenciais e, por vezes, a falta de capacidade técnica dos familiares para ensinar são alguns fatores apontados como as maiores dificuldades no processo de alfabetização durante este período de escolas fechadas. “Durante a pandemia, metade dos estudantes em processo de alfabetização ficou no mesmo estágio de aprendizado ou desaprendeu o que já sabia. Os desafios da pandemia foram e permanecem grandes. Ainda mais quando falamos de um período de aulas remotas para crianças menores de 8 anos de idade, longe das condições ideais. A proposta visa identificar e compreender as dificuldades reais e mais recorrentes dos nossos estudantes para que possamos efetivar ações eficazes e reverter esse quadro a partir de 2022”, comenta.

O processo poderá ser realizado por qualquer professor do ensino fundamental ou demais profissionais pedagógicos disponíveis na escola. Todos os envolvidos – coordenadores, gestores escolares e professores aplicadores – deverão, obrigatoriamente, participar de capacitação oferecida pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo (Efape), via Centro de Mídias São Paulo (CMSP).

Live no CMSP

Na manhã desta quarta-feira (8), Rossieli Soares conversou, via live no CMSP, com secretários municipais da Educação. A apresentação também contou com a presença de Márcia Bernardes, presidente da Undime SP(União dos Dirigentes Municipais de Educação SP)

Entre outros pontos, o Secretário reforçou que a pasta tem promovido outras formas de auxílio aos municípios que mais precisam. “Além da Avaliação de Fluência, também vamos custear o Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) para mais de 400 cidades conveniadas, que aderiram ao Currículo em Ação, que tem os nossos materiais. Queremos oferecer o máximo de parcerias possível”, afirmou.

Por outro lado, Márcia Bernardes ratificou a importância de acompanhar os estudantes no processo de alfabetização. “É mais um instrumento para os professores utilizarem e, a partir disso, pensarmos em estratégias, como já ocorre em São Paulo e no Ceará. Precisamos ter dados para que possamos investir e saber que caminho seguir, principalmente agora, neste momento de pandemia, para planejar ações significativas”, conta

Serviço
Para mais esclarecimentos às cidades interessadas, a Seduc-SP oferece os canais de contato:
www.atendimento.educacao.sp.gov.br; convenios.materiais@educacao.sp.gov.br
0800-7700-012