terça-feira, 07/02/2017
Gestão Democrática

Educação de SP abre curso de formação inédito em gestão democrática e participativa

Serão oferecidas 3.200 vagas para servidores da rede; inscrições começam no dia 14 de fevereiro

Os servidores da rede estadual de ensino de São Paulo iniciam o ano letivo de 2017 com a oportunidade de participar de uma formação inédita. A Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado (EFAP) abre no dia 14 de fevereiro as inscrições para o curso “Introdução à Gestão Democrática e Participativa: diálogos e inclusão educacional”. Serão oferecidas 3.200 vagas a serem preenchidas por adesão e as inscrições se encerram em 22 de fevereiro. Saiba mais.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O objetivo da ação é contribuir no desenvolvimento de competências e habilidades do alunado, bem como introduzir as bases e os princípios orientadores para que os funcionários da Educação possam garantir uma atuação cada vez mais próxima dos Grêmios Estudantis, Conselhos Escolares e Associações de Pais e Mestres (APM).

O curso é EAD – ensino a distância, com carga total de 40 horas. O cronograma, dividido em quatro módulos, abordará temas como: princípios teóricos e legais da gestão democrática; diálogo como instrumento de transformação social; e a participação de fato. O curso terá início em 13 de março.

Participação da comunidade

Em 2016, a Secretaria realizou uma enquete online para ouvir estudantes, professores e pais da rede para saber como as unidades de ensino podem ampliar seus espaços democráticos e a atuação das principais instituições participativas no ambiente escolar.

Ao todo, foram 448,5 mil participações em todo o Estado. Os dados coletados servirão para atualizar a legislação escolar sobre a atuação das instâncias participativas – Grêmios, Conselhos Escolares e Associações de Pais e Mestres (APM).