sábado, 15/06/2019
Creche Escola

Educação de SP anuncia construção de creche em São Carlos

Investimento do Governo de São Paulo na unidade é da ordem de R$ 2,7 milhões

Na manhã deste sábado (15), foi lançada a pedra fundamental do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Professor Flávio Aparecido Ciaco, em evento que teve a participação do secretário de estadual de educação Rossieli Soares, do prefeito de São Carlos Airton Ferreira, do secretário municipal de educação Orlando Mengatti Filho, da dirigente de educação de São Carlos Débora Blanco e outras autoridades.

Com investimentos da ordem de R$ 2,7 milhões, o Cemei Professor Flavio Aparecido Ciaco irá atender até 130 crianças de 0 a 5 anos. O prédio terá 813,78 m2 de área a ser construída, com sete salas, dois berçários, fraldário, lactário e ambientes comuns com acessibilidade.

Essa é a segunda escola de educação infantil construída em São Carlos por intermédio do Programa Creche Escola, o que segundo o secretário Rossieli Soares, só foi possível pelo trabalho de colaboração entre Estado e município: “Não há como transformar uma sociedade se não for por meio da Educação. Por isso agradecemos a UNDIME-SP, com quem temos buscado nos aproximar das redes municipais. Não existe rede estadual ou rede municipal. Hoje estamos lançando uma creche, que não é uma das funções principais do Estado, mas é um benefício para a sociedade”, explica.

O secretário também explicou que todos os programas da Educação neste ano, como o Inova Educação e o Escola +Bonita, começam na educação básica. “Precisamos transformar a raiz da escola e buscar uma educação integral. Tudo começa aqui, na raiz da formação dos nossos jovens. Por isso é fundamental investir em creche, parcerias e união”, pontua.

Sobre o Creche Escola

O Creche Escola é um programa da Educação que prevê uma parceria entre municípios e estado para a construção de unidades de formação básica. Os municípios fazem avaliações técnicas sobre os locais que serão mais impactados com creches e cedem um terreno para a construção do prédio. O Estado entra com o aporte financeiro, previsto por lei em sete parcelas, e o município cuida da obra.

Só neste ano já foram entregues 359 creches, sendo 39 na capital e 320 no interior. Atualmente, há 257 unidades em obras – 6 na capital e 251 no interior – e outras 62 previstas, sendo 3 na capital e 59 no interior). Em São Carlos, o CEMEI Professora Regina Aparecida Lima Melchiades foi inaugurado em dezembro de 2018.