• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 08/11/2022
Destaque

Educação de SP e Consulado da China premiam vencedores do concurso de desenho “A China na Minha Vida”

Competição recebeu 382 trabalhos de 211 escolas de todo o estado

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) e o Consulado Geral da China em São Paulo anunciaram nesta segunda-feira (7) os 54 vencedores do concurso de desenho “A China na Minha Vida” para estudantes do ensino fundamental e ensino médio da rede estadual paulista. Ao todo, 382 estudantes de 211 escolas enviaram seus trabalhos.

No evento, estiveram presentes professores, dirigentes de ensino e os estudantes que receberam os prêmios da presidente do Fundo Social de São Paulo, Luciana Garcia, do secretário estadual da Educação, Hubert Alquéres, e da cônsul geral da República Popular da China em São Paulo, Chen Peijie.

A proposta do concurso é ampliar o conhecimento dos estudantes sobre aspectos culturais, econômicos, ambientais, políticos e históricos que estão relacionados à presença da China e de imigrantes chineses no Brasil e valorizar as vivências e experiências dos estudantes a partir dos seus referenciais sobre a China.

“Com observação aguçada, sentimentos delicados e habilidades avançadas, os estudantes expressaram seus bons desejos para a parceria China-Brasil em trabalhos sensacionais”, observou Chen Peijie. “E vamos produzir e publicar uma coleção dos melhores trabalhos deste concurso”, completou

“A China é o maior parceiro comercial do Brasil, mas existem outras frentes muito importantes entre os dois países, como a da educação e da cultura. A cultura chinesa é milenar e absolutamente encantadora e a educação é exemplar, as crianças aprendem e aprendem muito. Temos muito o que trocar nestas áreas com a China, portanto, quando nossos alunos participam deste concurso, eles aprendem muito sobre a cultura chinesa e se aproximam deste país admirável”, destacou Hubert Alquéres.

“Parabenizo todos os alunos que participaram do concurso. Só pela vontade, disciplina e foco em produzir o desenho já mostra que cada um dos participantes tem as características de um vencedor, que é acreditar e fazer. Gostaria de agradecer ao Consulado da China pela iniciativa e também pela doação de 1.200 livros infantis da China traduzidos para o português”, declarou Luciana Garcia.

O primeiro do lugar dos anos iniciais ficou com a estudante Jamily Anjos Feitosa, do 4º ano do ensino fundamental da EE Professora Aparecida Carlos Antônio Vidal, de Cubatão. “A professora Flávia contou sobre o concurso, passou um filme, e a turma conversou sobre a China, o que a gente conhecia. Em casa eu fiz vários desenhos até achar que estava bom, mas amassou quando levei para escola e tive que fazer de novo. Quando vi que ganhei em primeiro lugar, fiquei surpresa, porque os desenhos todos estão muito bons mesmo”, conta.

Sobre o desenho que conquistou o primeiro lugar do ensino médio, Vinicius gomes de Lima, da 2ª série do ensino médio da EE Professora Bene Teixeira da Fonseca do Amaral Gurgel, de Itu, explica as influências no seu trabalho: “A China é muito forte na economia digital, inteligência artificial, 5G e carros autônomos. E é um dos maiores produtores na agropecuária no quesito arroz e trigo”.

Já a estudante Chrys Guimaraes Macedo, do 9º ano do ensino fundamental da EE Maria Carolina Casini Cardim destacou a área da ciência. “A inspiração da minha obra se deu a partir de um novo cenário mundial, na qual os países China e Brasil uniram-se na descoberta de uma vacina para o combate da pandemia”, relatou a estudante.

Os estudantes participantes concorreram de acordo com seu nível de ensino (fundamental anos iniciais e finais e ensino) e cada grupo teve um vencedor como 1º colocado, dois vencedores como 2º colocados, cinco vencedores como 3º colocados e dez vencedores como 4º colocados.

• 1º colocado – um laptop e certificado;
• 2º colocados – um pad e certificado;
• 3º colocados –um pendrive e certificado;
• 4º colocados –um livro de desenho e certificado.

Confira a lista de vencedores