terça-feira, 15/03/2022
Notícia

Educação de SP e Nova Escola produzem material exclusivo para estudantes do 1º e 2º ano do ensino fundamental

Criação do conteúdo teve participação de professores autores de todo o Estado; mais de 3 milhões de exemplares já foram entregues nas redes municipais e estadual

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) e a Nova Escola, organização de impacto social voltado a apoiar e oferecer recursos para educadores e melhorar a educação pública no Brasil, criaram um material didático exclusivo para estudantes do 1º e 2º ano do ensino fundamental. No total, foram distribuídos mais de 3 milhões de exemplares, em 6,5 mil escolas, para toda a rede estadual e 466 cidades conveniadas.

O novo material apresenta conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática regionalizados para a cultura local do estado de SP, linguagem simples e atividades voltadas para a prática. A produção contou com apoio de professores autores de todo o estado, das redes estadual e municipais, e são alinhados ao Currículo Paulista.

“São livros didáticos que compõem o Currículo em Ação e foram desenvolvidos para encorajar o co-protagonismo do educador. Tudo produzido respeitando a linguagem, o contexto cultural e as características regionais, como frutas específicas, festas típicas, comportamentos etc. É nossa preocupação fortalecer a aprendizagem durante o período de alfabetização e letramento matemático. A Seduc-SP auxiliou na elaboração do material, acompanhou todo o processo e realizou a leitura crítica. O material foi diagramado pela Nova Escola”, analisa Rossieli Soares, Secretário da Educação do Estado.

No total, foi 1,6 milhão de exemplares para o 1º ano (1,2 milhão para a rede municipal e 430 mil para a rede estadual) e 1,3 milhão para o 2º ano (890 mil e 490 mil para escolas municipais e estaduais, respectivamente).

Tatiana Martin, gestora pedagógica da Nova Escola, explica que o material educacional enviado às escolas possui alguns diferenciais. “É personalizado, produzido de professores para professores e conta com práticas culturais, situações cotidianas e outras referências regionais para proporcionar uma aprendizagem significativa e divertida, onde o aluno é protagonista do processo”, conta.

Formação

A Nova Escola oferece para os educadores da rede estadual um curso autoinstrucional online e gratuito para que os profissionais conheçam as premissas pedagógicas do novo material e possam utilizá-lo no planejamento das aulas. “Queremos com o curso, além de apresentar o novo material educacional, apoiar o professor na sua prática docente. Acreditamos que com isso eles vão conquistar mais praticidade na gestão do tempo de planejamento e aplicação das aulas”, revela Karina Padial, coordenadora pedagógica da Nova Escola.

O curso autoinstrucional está disponível gratuitamente na plataforma da Nova Escola, (clique aqui para acessar). Para acessá-lo, é necessário fazer o login no site da Nova Escola.