• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 04/07/2019
Governo

Educação de SP elimina trâmites e processos em papel a partir de agosto

Sistema eletrônico substitui trâmites de documentos e impressão de papéis. Treinamento dos servidores começa no dia 17

A Secretaria da Educação irá eliminar trâmites de documentos e impressão de papéis a partir do dia 05 de agosto. A iniciativa é pioneira entre as pastas do Governo e faz parte do Programa SP Sem Papel, que tem como objetivo desburocratizar e melhorar a gestão em São Paulo.

O sistema digital de gestão processual entrará no ar em agosto. A partir do momento que for operado, todos os documentos seguirão sua tramitação pelo sistema. Os processos iniciados em papel seguirão sua tramitação via SPDoc até o arquivamento, porém, não será mais possível cadastrar ou autuar novos processos no sistema antigo.

A Secretaria da Educação foi uma das primeiras a se candidatar pela implementação. “É um momento muito importante para nós inovar e trazer nossos processos para o digital. Isso trará muita qualidade para todos os servidores da educação”, comemora o secretário Rossieli Soares, que participou do lançamento do programa em videoconferência nesta quinta (04). Além da Educação, as Secretarias da Saúde, Desenvolvimento Regional, Governo e Casa Civil também aderiram ao projeto.

Cada servidores terá uma senha e um login para acessar a “Mesa Virtual”, a interface na qual todos os processos e trâmites serão exibidos. De forma intuitiva, como a maioria dos smartphones, os servidores poderão ter acesso a documentos com apenas um clique. “Queremos que os servidores se sintam confortáveis para usar o sistema e entendam que esse é um passo primordial para a preservação do meio-ambiente”, pontua Haroldo Rocha, secretário executivo da Educação.

Os documentos também serão padronizados, e as assinaturas serão digitais, como explica André Arruda, Presidente da PRODESP: “Todos os documentos serão padronizados, eliminando o problema que o trâmite de papéis podem ter. Além disso, também diminuiremos custos com o fim da impressão e do transporte de documentos”.

Entre os dias 17 e 26 de julho, a Educação fará um conjunto de atividades preparatórias para a capacitação dos servidores, que serão multiplicadores desse programa em diversas regiões do Estado, como Renilda Peres, chefe de gabinete, explica: “Iremos dar todo o apoio para os servidores, e depois do dia 05 de agosto, faremos um acompanhamento dos processos e possíveis dúvidas que possam surgir na prática”.

O treinamento acontece na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EFAPE). Nos dias 17, 18 e 19 de julho, o treinamento é destinado a servidores das unidades centrais, Diretorias de Ensino da capital e da Grande São Paulo. Do dia 22 ao dia 26 de julho, serão contemplados os servidores das Diretorias de Ensino do interior.