quarta-feira, 26/01/2022

Educação de SP entrega Creche Escola em Macedônia

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo investiu R$ 1,6 milhão na construção de unidade que deve beneficiar 150 alunos

Nesta terça-feira (25) o Secretário Estadual da Educação, Rossieli Soares, entregou mais uma unidade do Programa Creche Escola. Trata-se da 173ª creche escola da atual gestão e sua construção, no município de Macedônia, foi realizada graças ao investimento de mais de R$ 1,6 milhão do Governo do estado em parceria com a prefeitura local.

Entre 2019 e 2022, foram investidos R$ 280,2 milhões no Programa Creche Escola, gerando 22,8 mil vagas de educação infantil em todo o estado de São Paulo.

“Educação infantil é o melhor caminho para transformar o futuro. Quando acertamos desde cedo na vida das nossas crianças, elas vão ter muito mais chance durante a vida inteira e isso começa quando são bebês. Não interessa se é rede estadual ou municipal, se o município não acertar, a conta vai para o Estado, com o aluno com déficit maior. O Estado de São Paulo é o único que investe desta forma na educação infantil”, afirma Rossieli Soares.

O CEMEI José Marques de Toledo tem capacidade para atender 150 crianças de 0 a 5 anos. O prédio possui salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço. A unidade também respeita todas as normas de segurança e de acessibilidade.

No mesmo dia, em Dolcinópolis, o Secretário anunciou a construção de uma creche na cidade com investimento de R$ 2,7 milhões, por meio do Plano de Ações Integradas do Estado de São Paulo (Painsp).

“Quando lançamos uma obra importante como esta, de uma creche escola, que vai cuidar de centenas, de milhares de crianças ao longo dos anos aqui, estamos falando em formar o futuro de Dolcinópolis”, declara Rossieli Soares.

“Tenho certeza de que com estas novas creches escola nós vamos caminhar ainda mais com a educação aqui nos municípios”, disse Cândido José dos Santos, Dirigente de Ensino de Fernandópolis, que abrange ambas as cidades.

Programa Creche Escola

Para a viabilização da obra, os municípios devem apresentar um terreno compatível com um dos três modelos de plantas oferecidos pela Secretaria da Educação, além da documentação requerida.

A Pasta, por sua vez, efetua o repasse das verbas em sete parcelas, mediante a execução das obras e só após o laudo da vistoria, emitido pela FDE. A licitação e condução dos serviços podem ficar tanto a cargo da Prefeitura, quanto da FDE. Com o projeto, o governo estadual espera expandir o atendimento de alunos dessa faixa etária, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social.

Desde a sua implantação, em 2011, foram entregues 504 unidades dentro do Programa Creche Escola e outras 121 estão em execução. Na região de Fernandópolis já foram entregues 10 unidades, gerando cerca de 1,3 mil vagas, com investimento de R$ 15,5 milhões.