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quinta-feira, 29/08/2024
Notícia

Educação de SP entrega obras de revitalização de duas escolas indígenas em Avaí

De janeiro de 2023 até agora, Governo do Estado já concluiu seis obras em escolas estaduais indígenas

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) entregou nesta terça-feira (27) as obras de revitalização de duas Escolas Estaduais Indígenas (EEI) situadas no município de Avaí, a EEI Aldeia Ekeruá e EEI Aldeia Tereguá. O presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), Jean Pierre Neto, e a dirigente de ensino da região de Bauru, professora Adriana Elizabeth Silva Aquino, estiveram presentes no evento representando o poder público estadual.

Na ocasião, houve descerramento das placas para marcar a entrega das obras nos edifícios escolares, seguida de apresentação musical de alunos da aldeia Ekeruá. Também compareceram à cerimônia Ubiratã Gomes, Coordenador Regional da Funai, o cacique Cristiano Kiririndju, coordenador de Políticas dos Povos Indígenas da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, bem como os caciques das duas aldeias. Na sequência, as autoridades presentes visitaram as instalações da segunda escola, onde crianças da aldeia Tereguá realizaram outra atração cultural.

Com investimento superior a R$ 1,1 milhão, as duas escolas receberam reforma geral, com destaque para instalação de forro nos ambientes internos, revisão de coberturas, troca de pisos, substituição de aparelhos de iluminação, além de reformas de banheiros, cozinha, despensa e bebedouro. As intervenções beneficiam cerca de 70 estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio matriculados nas unidades.

A ação é fruto de uma colaboração entre a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), órgão responsável pelas obras da Educação, e a Coordenadoria de Políticas para os Povos Indígenas, da Secretaria da Justiça e Cidadania, que uniram esforços para atender às demandas específicas das escolas indígenas na região.

Jean Pierre Neto, presidente da FDE, reforça a escuta ativa e atenta a respeito das demandas de comunidades escolares do estado. “Estamos empenhados em garantir as necessidades educacionais de todos os povos, respeitando a cultura indígena em toda a sua singularidade. A revitalização dessas escolas permite que os alunos dessas comunidades sejam atendidos de forma justa e inclusiva, correspondendo às suas expectativas e possibilitando a perpetuação de sua tradição e sabedoria para as novas gerações”, afirma.

De acordo com Cristiano Kiririndju, a educação é um pilar fundamental para o fortalecimento das comunidades indígenas. “A entrega das escolas revitalizadas reflete uma política pública que busca promover a igualdade de oportunidades e o respeito à diversidade cultural, assegurando que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade, independentemente de sua origem”.

Investimentos

A FDE concluiu a revitalização de seis escolas indígenas desde janeiro de 2023, com investimento de R$ 2,8 milhões, nos municípios de Avaí (EEI Aldeia Nimuendaju, EEI Aldeia Ekeruá e EEI Aldeia Tereguá), Barão de Antonina (EEI Aldeia Ywy Pyhau), Braúna (EEI Índia Maria Rosa) e São Vicente (EEI Paranapuã). As reformas das unidades de ensino já beneficiaram cerca de 130 alunos das comunidades indígenas.

Atualmente, já foram contratadas obras para outras 17 escolas indígenas no estado — 14 delas já em andamento —, com orçamento previsto de R$ 21,4 milhões.

O valor investido nos primeiros 18 meses de governo é quase 1,5 vez maior do que o investido em quatro anos da última gestão, quando foram entregues quatro obras em escolas estaduais indígenas.

Escolas Indígenas

A Secretaria da Educação atende no estado de São Paulo 1.608 alunos de comunidades indígenas. Ao todo, mais de 363 docentes lecionam em 42 unidades com Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), voltadas a estudantes das etnias Guarani Nhandewa, Guarani Mbya, Terena, Krenak e Kaingang.

O conteúdo aplicado nas salas de aula segue as diretrizes do Currículo do Estado de São Paulo, mas têm um diferencial: as disciplinas são trabalhadas de acordo com os conhecimentos de cada etnia e os educadores são, em sua maioria, indígenas que pertencem às aldeias em que as escolas estão locadas.

O Centro de Inclusão Educacional (Cinc), do Departamento de Modalidades Educacionais e Atendimento Especializado (Demod), é o órgão responsável por gerir políticas educacionais para os estudantes matriculados nas escolas indígenas, além de coordenar as reuniões ordinárias do Conselho Geral do Núcleo de Educação Indígena. O Cinc e Demod integram a Coordenadoria Pedagógica (Coped) da Seduc-SP.