• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 19/08/2022
Notícia

Educação de SP inaugura 16º Centro de Inovação da Educação em Ilha Solteira 

A nova unidade na Escola Estadual Urubupungá teve investimento de R$ 975 mil terá capacidade de atendimento de 1.200 pessoas por dia 

Nesta sexta-feira (19), foi inaugurada uma nova unidade do Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (CIEBP) na Escola Estadual Urubupungá, em Ilha Solteira. Este é o 16º CIEBP entregue pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), além de uma unidade móvel, a carreta CIEBP Presente.

“Vivenciei junto aos estudantes o poder da transformação com o uso das tecnologias e tenho certeza que muitos estudantes da região de Ilha Solteira terão suas transformadas com as possibilidades de criação que esta nova unidade do CIEBP vai proporcionar. Nossa proposta é democratizar o acesso à tecnologia para todos”, declara Débora Garofalo, coordenadora do CIEBP.

No CIEBP de Ilha Solteira foram investidos R$ 975 mil em reformas, equipamentos e materiais. São sete espaços para atividades com uso de computadores, programação, robótica, jogos digitais, pesquisa e ideação de projetos. A unidade também abriga um pequeno estúdio do Centro de Mídias de São Paulo (CMSP) de gravação, locução, sala maker de criatividade visual, prototipagem, fabricação digital, além de um Hub Educacional. As atividades contam com 22 professores Proatecs e um professor coordenador. A capacidade de atendimento é de 1.200 pessoas por dia.

O CIEBP é um espaço que permite a criação, o desenvolvimento, a avaliação e a disponibilização de práticas e tecnologias para atenderem aos desafios da educação pública contemporânea. Para tanto, oferece diversas atividades que são desenvolvidas presencialmente em seus espaços, sendo divididas em três modalidades distintas: trilhas formativas, formação de professores e mentorias. Nas suas unidades, os estudantes idealizam projetos, recebem mentoria no hub de inovação, trabalham com cultura maker, programação e robótica. Também utilizam a modelagem 3D para fazer protótipos. O objetivo é o desenvolvimento do protagonismo juvenil no processo de ensino e aprendizagem com atividades “mão na massa”.

Outras 15 unidades estão em funcionamento no estado: Sorocaba, Capela do Alto, Guarulhos, Catanduva, Araraquara, Jundiaí, Ribeirão Preto, Iguape, São José dos Campos, Itapecerica da Serra e outras cinco em São Paulo (uma na zona leste, uma na zona oeste, uma na zona norte e duas na zona sul). Há ainda a carreta CIEBP Presente, que conta com os mesmos equipamentos e funcionalidades das unidades fixas, atende cidades onde não têm um CIEBP físico.

Os agendamentos para as trilhas formativas podem ser feitos pela SED – Secretaria Escolar Digital, como já ocorre com os demais CIEBPs.