• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 13/04/2017
Pais e Alunos

Confira a indicação de quatro livros exigidos no vestibular que estão disponíveis para download gratuito

Portal Universia Brasil reúne mais de 3 mil títulos incluindo obras obrigatórias da Fuvest

Da lista de nove livros obrigatórios para o vestibular da Fuvest (Universidade de São Paulo), quatro estão disponíveis para download gratuito. Os títulos fazem parte de um acervo maior com mais de 3 mil opções no Portal Universia Brasil, parceiro da Secretaria da Educação. Além do Ensino Médio, alunos dos Anos Finais do Fundamental podem aproveitar a biblioteca virtual no site da instituição.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Na curadoria feita pela Universia estão clássicos da literatura estrangeira e nacional, e também obras acadêmicas, biografias, crônicas, cordel, artigos acadêmicos e revistas de arte. Há ainda especiais como “58 livros de Alexandre Dumas”, “autores nordestinos”, “barroco no Brasil” e “clássicos de Harvard”. O conteúdo pode ser lido no próprio computador ou dispositivos móveis.

Para a seleção de 2017, a lista obrigatória inclui Iracema (José de Alencar), Memórias póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis), A cidade e as Serras (Eça de Queirós), O cortiço (Aloizio de Azevedo), Capitães da Areia (Jorge Amado), Vidas Secas (Graciliano Ramos), Claro Enigma (Carlos Drummond de Andrade), Sagarana (Guimarães Rosa) e Mayombe (Pepetela).

Confira um breve resumo dos livros disponíveis para download:

Iracema: romance indianista, narra a relação proibida entre Iracema, índia da tribo tabajara, e Martin, um dos primeiros colonizadores da região.

A cidade e as Serras: a viagem de Jacinto Torres, morador de Paris e adepto do progresso e da civilização às Serras portuguesas de seus antepassados é o mote do livro.

O cortiço: expoente do movimento naturalista brasileiro, a obra conta os esforços de João Romão rumo ao enriquecimento, dono de um cortiço no Rio de Janeiro.

Memórias Póstumas de Brás Cubas: o defunto-autor Brás Cubas relembra de forma irônica amores, arrependimentos e a ideia que poderia mudar a própria vida.