quarta-feira, 01/03/2017
Pais e Alunos

Conheça dez canais na internet para acelerar o aprendizado

Meios alternativos de aprendizado podem ser utilizados em casa ou em sala de aula

É quase impossível ficar livre do impacto da internet. Fonte inesgotável de notícias, vídeos e imagens, a web também pode ser uma aliada na hora do estudo. Videoaulas ajudam na revisão para provas, aprender um novo conceito ou saciar a curiosidade de forma prática. Outra vantagem: podem ser acessadas de qualquer lugar e ser vistas quantas vezes for necessário. A Secretaria da Educação de São Paulo separou alguns dos melhores canais:

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Biologia Total com Prof. Jubilut – Destinado a alunos vestibulandos ou que planejam prestar o ENEM, universitários e amantes da biologia no geral, o canal apresenta aulas dinâmicas e detalhadas sobre os mais diversos aspectos da matéria.

Ciência em Show – Se o interesse for por aprender ciência de maneira descomplicada e descontraída, o trio de cientistas Wilson, Gerson e Daniel pode te ajudar. Diversas teorias científicas são explicadas com a ajuda de experimentos práticos e bom humor.

CINEstória – Que tal utilizar o cinema para entender História e os acontecimentos da Atualidade? O professor Orlando Stieber conta com a ajuda dos filmes para trazer a reflexão sobre os principais fatos e personalidades.

Educa Responsa– Os jovens youtubers ajudam os alunos da rede a entenderem o funcionamento de instituições participativas como o Grêmio Estudantil e dão dicas para transformar a escola em um lugar mais participativo, acolhedor e de todos.

Khan Academy – Aqui o assunto vai além das ciências exatas, matéria preferida da plataforma de ensino Khan. Também é possível acessar vídeos sobre biologia, artes, física e, é claro, matemática.

Professor Ferretto – Com o educador, a matemática mais sofisticada é explicada de forma simples, acabando com o mito do bicho de sete cabeças.

Manual do Mundo – É uma pessoa curiosa? O canal pode explicar tudo com a ajuda da química, física e ciência. De maneira leve e divertida, mostra como fazer um abridor de garrafas magnético ou utilizar um celular e webcam para montar um microscópio. Além disso, também traz dicas, receitas, desafios e muito mais.

Nerdologia – Usando a cultura pop e nerd como pano de fundo, os vídeos do canal exploram o conhecimento de forma inusitada e divertida, partindo de roteiros de ficção para ensinar ciência.

USP – Universidade de São Paulo – Ideal para saber mais sobre a maior universidade pública do Brasil. Também estão disponíveis materiais sobre os projetos desenvolvidos nas unidades, eventos e discussões.

YoutubeEdu – Reúne o melhor da educação disponível no Youtube em um só lugar. São milhares de videoaulas dos mais variados assuntos e níveis de dificuldade. Professores também podem enviar o seu material.