• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 25/10/2013
Imprensa

Educação distribui 20 livros por minuto aos alunos da rede estadual de ensino de SP

Secretaria entrega 10,6 mi de títulos para estudantes montarem suas bibliotecas e realiza sarau aberto em estação de trem para incentivar a leitura          O programa de incentivo à leitura […]


Secretaria entrega 10,6 mi de títulos para estudantes montarem suas bibliotecas e realiza sarau aberto em estação de trem para incentivar a leitura

         O programa de incentivo à leitura da Secretaria da Educação do Estado vai fechar o ano letivo com um total de 10,6 milhões de livros distribuídos aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, além do Ensino Médio. Em média, são 20 títulos de gêneros diferentes entregues por minuto ao longo de 2013. O intuito é que os jovens levem estas obras para casa e montem suas próprias bibliotecas particulares. Com isso, o hábito de ler pode ser estendido às famílias e às comunidades escolares.  

        O projeto da Secretaria chamado “Apoio ao Saber” está em curso nas escolas estaduais desde o início do ano e estabelece a entrega anual de um Kit composto por três livros para cada um dos cerca de 3,5 milhões de alunos dos anos contemplados. O balanço das 10,6 milhões de publicações distribuídas até o final de 2013 foi feito em comemoração ao Dia Nacional do Livro, celebrado na próxima terça-feira, dia 29.

        Em homenagem às obras, a Secretaria também organizou uma mostra educacional na estação Tatuapé da CPTM, zona leste da capital paulista, que reproduz as salas de leitura existentes nas unidades escolares e os programas estaduais desenvolvidos nas 5 mil escolas. São 600 livros no estande, disponíveis para quem passar no local e quiser fazer uma pausa para leitura. 

        Para estimular ainda mais os passageiros do trem e do metrô, a Secretaria organizou uma programação com uma série de atividades que serão feitas por duas semanas na mostra. Serão realizadas homenagens a Vinicius de Moraes entre outros escritores e saraus com participação de estudantes da rede de ensino. Durante os 15 dias, um microfone ficará aberto a quem queria recitar poesias ou participar da contação de histórias no local.

        “O incentivo à leitura é um dos pilares do ensino e muitos programas são realizados para apresentar a importância deste universo aos nossos alunos e servidores. Além dos kits entregues aos estudantes, a Secretaria vai distribuir até o final do ano 419 mil livros aos professores e mais de 570 mil títulos às salas de leitura, o que totaliza a entrega de 11,6 milhões de exemplares deste importante aliado da aprendizagem na rede estadual paulista”, afirma o secretário da educação, professor Herman Voorwald.

        Todas as escolas contam com acervos de livros, 2.831 unidades possuem sala de leitura e os espaços orientam os alunos e servidores sobre os títulos, que podem ser levados para casa e devolvidos posteriormente. Levantamento feito pela secretaria em 12 escolas de 11 municípios mostrou que só este ano foram registrados 43 mil empréstimos nestas unidades.

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Assessoria de Comunicação e Imprensa 
Mais informações à imprensa: (11) 3218-2061 |(11) 3218-2020
www.educacao.sp.gov.br  www.facebook.com/educasp

www.twitter.com/educacaosp | www.flickr.com/photos/educacaosp