terça-feira, 19/11/2019

Educação divulga escolas selecionadas para participar do Novotec

Iniciativa é uma parceria da Educação com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Já está disponível a relação de escolas que irá receber os cursos do Novotec Integrado e Novotec Expresso a partir de 2020. A iniciativa é uma parceria da Educação com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o Centro Paula Souza.

O Novotec Integrado mescla na grade curricular obrigatória disciplinas tradicionais previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio com as do itinerário de formação técnica e profissional previsto pelo novo ensino médio. A carga horária varia de 800 a 1200 horas em três anos. Serão até 9 mil vagas oferecidas para sete modalidades de cursos em 115 escolas estaduais de todo o estado.

“O Ensino Médio Técnico é uma oportunidade de entrada no mercado de trabalho. O jovem de hoje é muito mais conectado e necessita de pontes para entrar na vida profissional. Uma dessas pontes é a escola. Já estamos promovendo mudanças com o Inova Educação e o Ensino Técnico é mais uma dessas possibilidades”, explica o secretário Rossieli Soares.

Terão acesso às vagas os alunos que vão concluir o ensino fundamental neste ano e declararam interesse no novo modelo no ensino médio no momento da rematrícula. Se a demanda for maior do que o número de vagas, haverá uma escolha levando em conta critérios como paridade de gênero e proximidade do endereço do aluno com a escola.

As escolas da rede também receberão o Novotec Expresso, cujas inscrições vão até dia 1º de dezembro. Nessa modalidade, o estudante cursa as disciplinas técnicas durante seis meses, no contraturno escolar. “Além de levar algum tipo de qualificação técnica profissionalizante, os estudantes do Ensino Médio poderão ter uma aproximação maior com o mercado de trabalho”, reiterou Patrícia Ellen, secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico.

Também haverá preferência aos estudantes matriculados nas escolas que vão oferecer o Novotec Integrado. A Educação não fará seleção em forma de vestibulinho.