• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 24/07/2013
Releases

Educação dobra o número de novas escolas estaduais de tempo integral em São Paulo

  Encontros realizados ao longo da semana reúnem 1,5 mil educadores da rede para discutir ações que fortificam o Programa em implantação em 170 unidades               A Secretaria da […]

 

Encontros realizados ao longo da semana reúnem 1,5 mil educadores da rede para discutir ações que fortificam o Programa em implantação em 170 unidades

 

            A Secretaria da Educação do Estado vai dobrar o número de escolas estaduais que funcionam com o novo modelo de ensino integral. Até 2014, as atuais 69 unidades existentes em São Paulo serão ampliadas para 170 no total, com a implantação de 101 novas escolas. Só na capital paulista, serão 19 unidades em funcionamento no início do próximo ano letivo, sendo que hoje o município conta com sete delas. 

         Ao longo desta semana, a Secretaria promove uma série de encontros de formação para 1.500 educadores da rede estadual que já atuam no Programa de Ensino Integral. O intuito é fortificar as ações já implantadas, trocar experiências e discutir os próximos passos. O secretário da Educação, professor Herman Voorwald, participa do evento na quarta-feira, dia 24, realizada em Águas de Lindóia, município do interior paulista.

         “A formação continuada da equipe escolar que participa do Programa visa também a elaboração de estratégias pedagógicas para garantir o desenvolvimento de um aluno autônomo, solidário e competente”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

         As 101 novas escolas de tempo integral estão localizadas em 56 municípios paulistas, de 46 diretorias regionais de ensino, e devem atender, com as unidades já existentes, cerca de 50 mil alunos de Ensino Fundamental e Médio no total (veja lista abaixo).

         No novo modelo do Programa, a jornada é de oito horas e meia no Ensino Fundamental e nove horas e meia no Ensino Médio, incluindo três refeições diárias. Além das disciplinas obrigatórias, os alunos contam também com disciplinas eletivas, definidas por cada escola.

 

         As aulas podem ser relacionadas a línguas, tecnologias, artes e outros temas. Os professores que atuam nestas unidades recebem gratificação salarial de 75% pela dedicação exclusiva.

          

 

Faça aqui o download de fotos do Programa Ensino Integral

 

Número de escolas estaduais por diretoria regional de ensino a oferecer o modelo do Programa de Ensino Integral até 2014:

Diretoria de Ensino

Número de escolas

Adamantina

1

Americana

8

Andradina

3

Araçatuba

3

Araraquara

3

Assis

4

Barretos

3

Bauru

2

Bragança Paulista

2

Caieiras

4

Campinas Leste

4

Capivari

1

Caraguatatuba

1

Carapicuíba

2

Catanduva

2

Fernandópolis

1

Guaratinguetá

5

Itapecerica da Serra

1

Itapeva

3

Itapevi

2

Itaquaquecetuba

1

Itararé

1

Itu

1

Jales

1

José Bonifácio

1

Jundiaí

5

Limeira

9

Lins

1

Marília

6

Mogi das Cruzes

1

Mogi Mirim

6

Ourinhos

1

Pindamonhangaba

5

Piracicaba

4

Piraju

1

Presidente Prudente

3

Ribeirão Preto

2

Santo André

4

Santos

2

São Bernardo do Campo

8

São Carlos

3

São José do Rio Preto

5

São José dos Campos

6

São Paulo – Centro

2

São Paulo – Centro-Oeste

8

São Paulo – Centro-Sul

4

São Paulo – Leste 1

1

São Paulo – Leste 2

1

São Paulo – Norte 1

2

São Paulo – Sul 3

1

São Roque

1

São Vicente

3

Sorocaba

3

Sumaré

3

Taubaté

6

Tupã

1

Votorantim

1

Votuporanga

1