• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 26/04/2018
EJA - Educação de Jovens e Adultos

Educação e Saúde lançam documento para fortalecer a Estratégia Juntos na Prevenção

Serão realizados 6 fóruns regionais para a mobilização das escolas e serviços de saúde

Para fortalecer as estratégias de prevenção as IST/aids e hepatites virais no estado de São Paulo, as Secretarias de Estado da Educação e Saúde lançam a “Estratégia Juntos na Prevenção”. Trata-se de um documento orientador aos profissionais das áreas para a promoção de educação em sexualidade e prevenção das IST, HIV/AIDS e Hepatites Virais.

Para conhecer o documento clique aqui

Para ampliação da iniciativa serão realizados seis fóruns regionais reunindo profissionais da saúde e profissionais da educação das Diretorias de Ensino de Presidente Prudente, Registro, Mogi das Cruzes, Santo André, Santos e São José dos Campos. Nesta etapa serão mobilizadas cerca de 200 escolas.

A estratégia consiste na articulação das iniciativas focadas prioritariamente nos direitos sexuais e reprodutivos e nos Direitos Humanos, ampliando as ações de prevenção na rede estadual de ensino e a qualificação dos serviços de saúde para o acolhimento das demandas de saúde dos estudantes e comunidades.

Segundo o professor Thiago Sabatine da Assistência Técnica da Chefia de Gabinete  da Secretaria da Educação “a Estratégia Juntos na Prevenção  tem por finalidade a promoção da saúde e a  formação integral do cidadão, priorizando as ações preventivas e a democratização das informações relevantes para que os estudantes e comunidade escolar possam conhecer seus direitos, cuidar de si e dos outros”, explica.

A iniciativa surgiu a partir de um pioneiro projeto implantado no município de Itaquaquecetuba/SP, em 2014, por meio do envolvimento da comunidade e do protagonismo dos jovens, através da implantação das “Estações de Prevenção” em escolas estaduais participantes, garantindo o acesso à informação e aos insumos de prevenção das IST/Aids.

Conforme Ivone de Paula, Gerente de Prevenção do Centro de Referência em Treinamento em DST/Aids “as experiências apontam para a importância e maior efetividade do trabalho sistematizado no âmbito local, a partir da parceria entre sistema de saúde, sociedade civil e escolas, envolvendo toda a comunidade escolar”.

A “Estratégia Juntos na Prevenção” consiste na busca de soluções compartilhadas entre saúde e escola, articulando iniciativas exitosas já conduzidas na rede estadual de ensino como os Programas “Prevenção Também se Ensina” e “Comunidade Presente” desenvolvidos pela FDE- Fundação para o Desenvolvimento da Educação, o “Programa Escola da Família” e o Currículo Oficial do Estado.

Conforme a professora Gisele Mathias da equipe curricular da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica “a estratégia Juntos na Prevenção articula-se às ações curriculares do Estado de São Paulo com o desenvolvimento de habilidades e competências, bem como de valores adequados à adoção de hábitos e estilos de vida saudáveis”.

Nesse mesmo sentido, Carmen Lúcia Bueno Valle, coordenadora geral do Programa Escola da Família destaca que “a iniciativa está articulada ao Programa Escola da Família, que reúne profissionais da Educação, voluntários e universitários bolsistas oferecendo atividades aos finais de semana às comunidades paulistas, e tem o potencial de contribuir para a qualidade de vida e promoção da saúde”, finaliza.

Parceria

A atuação conjunta das áreas da Saúde e Educação ocorre há longa data e foi consagrada na Resolução Conjunta nº 01 das Secretarias de Estado da Saúde e Educação de 11 de outubro de 2011, com vistas a estabelecer diretrizes para unir os esforços da Secretaria de Estado da Saúde como instituição que tem a responsabilidade de formulação da Política Estadual de Saúde, norteada pelos princípios do Sistema Único de Saúde – SUS, e a Secretaria de Estado da Educação, instituição responsável pelo atendimento de jovens, crianças em idade escolar e adultos na rede pública estadual de ensino.