sexta-feira, 22/03/2013

Educação e Sebrae-SP oferecem aulas de empreendedorismo na região de Campinas

121 educadores recebem segunda-feira certificados do curso Jovens Empreendedores: Primeiros Passos para oferecer o conteúdo a estudantes do ciclo II do Ensino Fundamental da rede estadual aos sábados dentro do […]

121 educadores recebem segunda-feira certificados do curso Jovens Empreendedores: Primeiros Passos para oferecer o conteúdo a estudantes do ciclo II do Ensino Fundamental da rede estadual aos sábados dentro do programa Escola da Família ou no contraturno das aulas regulares

Alunos da região de Campinas que frequentam do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em escolas da rede estadual de ensino poderão ter aulas de empreendedorismo, por meio de uma parceria entre a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e o Sebrae-SP. As oficinas serão ministradas por 121 educadores formados no curso Jovens Empreendedores: Primeiros Passos, que receberão os certificados na segunda-feira (25/03) em evento com Paulo Mathias, coordenador do programa Escola da Família, da Secretaria da Educação, e Bruno Caetano, diretor-superintendente do Sebrae-SP.

Os professores, que atuam em escolas das diretorias regionais de ensino de Bragança Paulista, Campinas (Leste e Oeste), Capivari, Jundiaí, Mogi Mirim, São João da Boa Vista e Sumaré, oferecerão o conteúdo a estudantes do ciclo II do Ensino Fundamental aos sábados dentro do programa Escola da Família ou no contraturno das aulas regulares. De acordo com o número de inscritos, o docente monta a turma e decide o horário das atividades.

“Essa ação visa preparar nossos alunos para o mundo do trabalho, uma das principais propostas da Secretaria da Educação do Estado”, afirma o secretário da Educação do Estado de São Paulo, representado no evento por Paulo Mathias.

Para o superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano, o empreendedorismo é uma ferramenta importante para o desenvolvimento econômico e social. “Quanto mais próximo o jovem estiver dessa cultura, maiores serão os benefícios para o país. O jovem deve conhecer o que é o empreendedorismo. Ele precisa sair da escola preparado, não só  para ser empregado, mas para ser empreendedor.”

Estudos feitos pelo Sebrae indicam que o empreendedor com mais escolaridade consegue enxergar melhor as oportunidades e contribui para aumentar as estatísticas do empreendedorismo feito com planejamento e risco calculado. Pesquisa realizada pela Global Entrepreneurship Monitor indica que no ano de 2012, 69% dos empresários começaram um negócio porque constataram uma oportunidade e apenas 31% empreenderam por necessidade.

No total, 1.467 educadores do Estado foram capacitados para ministrar a disciplina. O objetivo é disseminar a cultura empreendedora e promover reflexões e debates sobre plano de negócios. Os interessados podem procurar a unidade de ensino de sua preferência. As unidades participantes do Escola da Família podem ser consultadas no Portal da Secretaria da Educação.

A ação foi direcionada a educadores do programa Escola da Família, professores-mediadores e docentes de escolas regulares e de tempo integral. As aulas foram ministradas sob a gestão dos organismos regionais do Sebrae-SP, com carga horária de 30 horas, sendo 25 presenciais e cinco a distância, nas quais foram desenvolvidas oficinas de empreendedorismo e elaborado um plano pedagógico para as atividades destinadas aos estudantes.

Metodologia

Para o 6º ano, a proposta do curso é a oficina “Eco Papelaria”, que trabalha questões relativas ao meio ambiente, relacionando esse tema aos tipos de negócios que envolvem papel reciclado e reutilização de materiais. Nesse processo, os estudantes aprenderão a criar produtos a partir de papéis reciclados, como caixas de presente, porta-retratos, cadernetas, entre outros.

“Artesanato Sustentável” é o tema para o 7° ano. Serão elaborados produtos artesanais com o intuito de possibilitar o desenvolvimento do empreendedorismo e da criatividade dos alunos. Todos os itens do plano de negócios terão uma abordagem mais complexa e aspectos comportamentais como motivação, iniciativa, tomada de decisão e convivência em grupo.

Já para os estudantes do 8º ano, o assunto será “Empreendedorismo Social”, que tem como finalidade fomentar o potencial do jovem para a responsabilidade social, individual e coletiva, despertando-o para os problemas que acontecem na comunidade.

Aos alunos do 9º ano, serão ministradas aulas com o tema “Novas ideias, grandes negócios”. O propósito é oferecer aos adolescentes a possibilidade de desenvolver e promover o próprio negócio, com criação de produto ou prestação de serviço, de acordo com as oportunidades observadas no bairro ou na cidade onde vivem, respeitando a cultura local e buscando contemplar algum benefício social para a comunidade.

Serviço:

Evento: Entrega de certificados do programa Jovens Empreendedores: Primeiros Passos

Data: 25 de março (segunda-feira)

Horário: 10h

Local: Sede da Diretoria Regional de Ensino Campinas Leste – Rua Rafael Sampaio, 485, Vila Rossi, Campinas, SP