• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 19/02/2015
Ler e Escrever

Em três anos, Educação aumenta em 23% número de classes em hospitais

Cartilha ainda traz orientações para professores e gestores responsáveis pelo atendimento

A Secretaria da Educação do Estado organizou um programa para atender os alunos que precisam passar mais de 15 dias internados em hospitais. Nestas situações, são montadas classes nas unidades de saúde, com professores especializados que garantem a continuidade dos estudos mesmo em caso de doença, levando o conteúdo até mesmo nos leitos. Levantamento mostra que são 64 classes hospitalares mantidas pelo Estado. Em apenas três anos houve um aumento de 23%.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Em média, são realizados 700 atendimentos mensais e a ação está em expansão para atender ainda mais estudantes em 2015. E, para aprimorar o trabalho de professores e gestores responsáveis pelas aulas nos hospitais, a Educação elaborou uma cartilha, intitulada de “Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar”. Distribuído a todas as 91 Diretorias Regionais de Ensino, o material reúne orientações para a abertura, funcionamento e conteúdo programático das classes hospitalares que podem funcionar em unidades de saúde públicas e privadas.

“As aulas permitem que crianças e jovens, ainda que matriculados em escolas particulares, mantenham uma atividade enquanto aguardam a alta médica e ainda possam acompanhar com mais facilidade os colegas após o retorno às escolas de origem. É um programa com o foco na educação mas que também traz impacto na qualidade de vida dos pacientes”, afirma Luciana da Silva Almeida, diretora do Centro de Apoio Pedagógico Especializado, da Secretaria.

A nova cartilha contou ainda com a supervisão de profissionais da saúde e de especialistas, como da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Para que o atendimento seja adequado, os professores avaliam o conhecimento dos estudantes e começam o trabalho a partir desse resultado. Programas da rede estadual, como o Ler e Escrever e o São Paulo Faz Escola, servem de orientação pedagógica. Provas e avaliações também podem ser aplicadas pela equipe.

Sobre o programa

O programa Classe Hospitalar é realizado em parceria com hospitais e centros de saúde. Em caso de necessidade, os professores oferecem as aulas no próprio leito hospitalar.