• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 16/12/2020
Professores e Funcionários

Educação, em parceria com Nova Escola e Undime, oferece material para apoiar professores de educação infantil

Distribuição é gratuita para municípios que solicitaram e aderiram ao currículo paulista

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) oferece, em parceria com a Associação Nova Escola e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), um material inédito para apoiar a formação e o trabalho de professores da educação infantil.

Todos os municípios que aderiram ao currículo paulista poderão ter acesso ao material para docentes de creches e pré-escolas. Ao todo são seis volumes com sugestões de atividades alinhadas ao currículo estadual e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao currículo paulista – dois volumes para cada faixa etária: bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas.

Sobre o conteúdo

O material educacional Nova Escola apresenta aos professores sugestões de atividades que possibilitam o envolvimento de todas as crianças da turma, sobretudo aquelas com algum tipo de deficiência, e traz dicas práticas para aproximar a escola dos familiares ou adultos responsáveis pelos alunos.

O livro traz símbolos que ajudam os professores a identificar a frequência e a sequência ideal das ações propostas, uma lista com os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento do currículo paulista a serem explorados em determinada etapa e ilustrações para os campos de experiência que serão trabalhados.

Cada atividade vem acompanhada de uma lista de materiais necessários e dos espaços sugeridos para que ela seja realizada, tudo para que o professor consiga se preparar melhor. Além disso, ele também vai encontrar sugestões de vídeos, livros e filmes para aprofundar o tema.

Na seção contextos prévios o material indica ao professor o que precisa ter acontecido antes para que a atividade seja melhor aproveitada pelas crianças e no item “perguntas para guiar as suas observações” estão questões para que ele possa registrar como está o desenvolvimento dos pequenos.