• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 16/09/2008
Últimas Notícias

Educação estadual conscientiza estudantes sobre importância de voto

Alunos da rede estadual terão “intensivo” sobre ato de votar A Secretaria de Estado da Educação iniciou nesta segunda-feira, 15 de setembro, projeto de conscientização sobre a importância do voto. […]

Alunos da rede estadual terão “intensivo” sobre ato de votar

A Secretaria de Estado da Educação iniciou nesta segunda-feira, 15 de setembro, projeto de conscientização sobre a importância do voto. O objetivo da Secretaria, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), é que os alunos do Ensino Médio exerçam no próximo mês de outubro o direito ao voto com total conhecimento sobre seu ato.

Cerca de 2 mil estudantes foram capacitados conjuntamente nesta segunda, via vídeo-conferência. Aprenderam sobre o sistema de votação, como funciona a apuração, como funciona o sistema político nacional, importância de não vender voto, papel dos governantes, entre outros temas.

Além da vídeo-conferência, a Secretaria e o TRT produziram vídeo informativo, já espalhado pelo Estado. Até 5 de novembro, eleição de 1º turno, o tema será discutido em aulas de filosofia e história, entre estes 2.000 alunos e seus colegas, com a mediação dos professores.

A palestra que iniciou o projeto durou três horas e contou com membros da Assembléia Legislativa e do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Cidadania, além de profissionais da Secretaria e do TER.

“É fundamental explicarmos a importância do voto. Os alunos do Ensino Médio precisam ter esta consciência. É um momento fundamental para um país”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.