segunda-feira, 10/11/2008

Educação estadual define como será a avaliação de 2,1 milhões de alunos

65 mil professores estaduais aplicarão as provas do Saresp, em 25 e 26 de novembro A Secretaria de Estado da Educação definiu o formato do Saresp, a avaliação de aprendizagem […]

A Secretaria de Estado da Educação definiu o formato do Saresp, a avaliação de aprendizagem que será aplicada a cerca de 2,1 milhões de estudantes por todo o Estado: 1,8 milhão da rede estadual e 340 mil de escolas particulares e municipais. As provas serão em 25 e 26 de novembro.

As novidades foram publicadas no Diário Oficial do Estado. As provas para alunos da 2ª série do Ensino Fundamental terão questões abertas, em língua portuguesa e matemática. Para 4ª série do Fundamental serão 24 questões de múltipla escolha (testes) em língua portuguesa e matemática. Para 6ª e 8ª série do Fundamental e 3ª série do Médio também serão 24 questões de múltipla escolha, mas para língua portuguesa, matemática e ciências (no Ensino Médio, química, física e biologia).

Todos os alunos de 4ª, 6ª e 8ª do Ensino Fundamental e de 3ª do Médio ainda terão uma redação.Os tipos serão: relato de experiência pessoal vivida – 4ª série; produção de carta pessoal – 6ª série; artigo de opinião – 8ª e 3ª séries.

Os cerca de 2,1 milhões de alunos realizarão as provas em suas escolas, nos horários normais de aulas. Um “exército” de 65 mil professores estaduais aplicará as provas , em escolas diferentes das que rotineiramente dão aulas (exceto para 2ª série, que haverá apenas troca entre turmas). Cada escola terá três pais e monitores externos (da instituição contratada pela Secretaria para realizar a prova), garantindo a correção de todo o processo.

“O Saresp é fundamental para verificarmos como está a Educação paulista. É importante que os alunos e seus pais ou responsáveis levem a sério a avaliação. As provas são formuladas para identificar da melhor maneira o nível de cada estudante”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

A Secretaria resolveu abrir o Saresp para participação de escolas municipais e particulares neste ano. Cerca de 340 mil alunos a mais participarão da avaliação. Ao todo, 233 cidades paulistas (1.509 escolas municipais) aderiram. Das redes municipais participarão 288 mil estudantes. Das escolas privadas, 52 mil – são 175 da rede Sesi e 53 particulares.

Confira como será o Saresp

Data : 25 e 26 de novembro

Horário : o mesmo das aulas

Locais : a mesma escola do aluno

2ª série do Fundamental – questões abertas, em língua portuguesa e matemática.

4ª série do Fundamental – 24 questões de múltipla escolha (testes) em língua portuguesa e matemática. Redação sobre experiência pessoal vivida

6ª e 8ª série do Fundamental e 3ª do Médio – 24 questões de múltipla escolha, mas para língua portuguesa, matemática e ciências (no Ensino Médio, química, física e biologia). Redação/carta pessoal (6ª série) e artigo de opinião (8ª e 3ª)