• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 31/07/2008
Últimas Notícias

Educação estadual encerra amanhã, sexta-feira, inscrições para Jornada de Matemática

Cerca de 52 mil alunos de 4ª série já estão inscritos A Secretaria de Estado da Educação encerra as inscrições para a Jornada de Matemática nesta sexta-feira, 1º de agosto. […]

Cerca de 52 mil alunos de 4ª série já estão inscritos

A Secretaria de Estado da Educação encerra as inscrições para a Jornada de Matemática nesta sexta-feira, 1º de agosto. Cerca de 52 mil alunos de 381 escolas já estão inscritos. A disputa entre alunos de 4ª série do Ensino Fundamental de todo o Estado pretende servir como uma das bases para melhoria de aprendizagem dos estudantes paulistas.

As escolas inscrevem os alunos nas Diretorias de Ensino. A Grande São Paulo superou o interior e o litoral em inscrições, com quase 30 mil alunos_ contra 22 mil do interior e litoral. A Diretoria de Ensino de Caieiras, vitoriosa em 2007, este ano é a campeã de participação. Todas as 79 escolas aderiram.

“O principal vitorioso da jornada é o estudante paulista, que aumenta seus conhecimentos e o gosto pelos estudos”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

As escolas podem indicar quantos alunos quiserem, mas os estudantes disputam em equipes de cinco alunos. O regulamento está no site www.crmariocovas.sp.gov.br . A novidade em 2008 é a possibilidade de toda a rede participar. No ano passado o evento foi restrito a escolas da Grande São Paulo.

Após este período de inscrições haverá uma seleção interna para averiguar a turma representante da unidade. A seleção entre os participantes será feita por intermédio de atividades matemáticas – individuais e em equipe composta por cinco alunos da mesma classe – desenvolvidas em sala de aula e entre classes da mesma série.

Todas as escolas participantes deverão encaminhar às suas respectivas Diretorias de Ensino as fichas-modelo dos alunos selecionados, autorização dos pais para participação, além de relatório contendo: nome do professor responsável pela equipe e que representará a escola; os critérios para a seleção dos alunos; as provas preenchidas pelos alunos da equipe vencedora.

De 1º a 31 de outubro haverá a fase nas Diretorias de Ensino. O objetivo é chegar às equipes que representarão cada Diretoria. Em novembro as equipes das Diretorias concorrem entre si. Na primeira quinzena de dezembro será a vez da final estadual, em São Paulo.

Cada um dos cinco alunos da equipe vencedora receberá um computador, jogos educativos e acervo de livros. Os alunos das equipes finalistas receberão jogos educativos e um acervo de livros. Os professores orientadores ganham acervos de livros e a escola da equipe vencedora, material de recreação para uso dos estudantes.