terça-feira, 22/04/2008

Educação estadual prorroga pesquisa com diretores de escolas

Todos os diretores de escolas estaduais devem responder levantamento pela internet A Secretaria de Estado da Educação prorrogou até a próxima sexta-feira, 25 de abril, o prazo para os diretores […]

A Secretaria de Estado da Educação prorrogou até a próxima sexta-feira, 25 de abril, o prazo para os diretores de escolas responderem pesquisa sobre a rede estadual, parte de mapeamento que vem sendo realizado em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

O objetivo da pesquisa é traçar um panorama completo sobre as 5.537 escolas estaduais paulistas. Basta acessar o site: www.fipe-usp-seesp.adm.br . Todos os diretores de escolas do governo do Estado devem responder aos questionamentos. Há casos de diretores que não finalizaram o preenchimento das questões.

Além de dados básicos, como alunos por turno e por classe, espaços das escolas e infra-estrutura para os alunos, a coleta de dados mapeará rendimento escolar, práticas didáticas, relacionamento com comunidades locais e desafios a serem enfrentados.

Trata-se do mais completo estudo sobre as escolas estaduais realizado nos últimos anos, de maneira qualitativa e quantitativa. A Secretaria tem o maior banco de dados educacional do Brasil. E agora o atualizará com a maior pesquisa da área.

São 16 blocos de perguntas. A Secretaria pretende reorganizar a rede estadual de ensino, atualizando e verificando os dados hoje existentes. Os dados serão finalizados ainda neste ano.

Todos os diretores foram avisados, inclusive sobre código de acesso e senha. A pesquisa está centrada nos diretores porque são os responsáveis pela organização de cada unidade.

“Precisamos da participação dos diretores. São Paulo tem uma enorme rede, com 5.537 escolas. Queremos atender cada vez melhor os cerca de 5 milhões de alunos, avaliando acomodação da demanda e, se necessário, adotando ações para a melhoria do atendimento. A prioridade é a qualidade no aprendizado”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Além do questionário via internet, o levantamento inclui pesquisa in loco para verificar as condições de escolas. “É importante que tenhamos um novo mapa, completo, apontando o que precisa ser alterado, ampliado ou reorganizado”, diz a secretária Maria Helena.

O que o diretor deve responder

BLOCO 1 – Problemas e Desafios da Escola para 2008
BLOCO 2 – Situação da Escola