quarta-feira, 12/02/2014
Imprensa

Educação expande para todo o Estado programa inovador de residência de futuros professores

Universitários das 91 Diretorias Regionais de Ensino podem concorrer a 9 mil bolsas do projeto de estágio chamado ‘Residência Educacional’ A Secretaria da Educação do Estado vai levar para todas […]

A Secretaria da Educação do Estado vai levar para todas as 91 Diretorias Regionais de Ensino de São Paulo o Programa Residência Educacional, modelo de estágio pioneiro no País voltado aos futuros professores. Antes, o projeto, que oferece bolsas de R$ 600 para que estudantes de licenciatura tenham a primeira experiência no ensino, abrangia 44 diretorias.

As inscrições para o processo seletivo abrem no dia 14 e no total são 9 mil vagas. O prazo para o cadastro termina no dia 27 de fevereiro e o edital será divulgado ainda nesta semana. Mais informações no Portal da Educação: www.educacao.sp.gov.br.

Implantado no ano passado, o programa foi inspirado na residência médica e objetiva que os participantes adquiram conhecimento da prática nas escolas estaduais, com toda a supervisão dos gestores da Secretaria. No próximo dia 24, mais de 800 novos residentes começam a atuar nas unidades escolares. Somados aos 1.159 que já iniciaram com o programa, são cerca de 2 mil futuros professores que aprendem com a rotina escolar da rede estadual de ensino.

O Residência Educacional possibilita que o universitário participe de todas as atividades escolares, inclusive na sala de aula e na programação pedagógica, sempre em conjunto com o professor titular. O estudante selecionado atua por 12 meses na escola e o prazo pode ser renovado por igual período. Além do aprendizado na prática, o residente recebe bolsas mensais de R$ 420 e auxílio-transporte de R$ 180.

“A experiência com o Programa Residência Educacional indica que a formação aproxima o futuro professor da educação pública, o que agrega qualidade na formação de ambos. É uma nova figura na rede de ensino que já colheu como principais resultados o contato com o currículo do Estado, com nossas escolas e com nossos profissionais”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

A participação no programa, voltado para o Ensino Fundamental e Médio, é válida como as horas de estágio obrigatórias para os cursos universitários de licenciatura. O projeto começou em agosto e já estão atuando na rede estadual alunos de cursos como história, ciências biológicas, matemática e letras. A carga horária diária é de até 6 horas, não ultrapassando 15 horas semanais.