sexta-feira, 04/10/2013
Releases

Educação faz de peças teatrais e espetáculos de dança aliados do ensino de 227 mil alunos

Ação integra o programa Cultura é Currículo da Secretaria da Educação e permite que estudantes participem das atividades culturais A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo vai levar mais de 227 mil alunos da rede de ensino para assistir a espetáculos de teatro, música e dança até o final do mês.  A ação […]

Ação integra o programa Cultura é Currículo da Secretaria da Educação e permite que estudantes participem das atividades culturais

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo vai levar mais de 227 mil alunos da rede de ensino para assistir a espetáculos de teatro, música e dança até o final do mês.  A ação faz parte do programa Cultura é Currículo, implantado pela Secretaria por meio da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE),  que proporciona atividades culturais como aliadas do ensino.

O projeto apresenta uma maneira diferente de aprendizado por meio de espetáculos e visitas a institutos de artes, museus e casas de culturas. Muitos dos estudantes nunca estiveram nestes lugares. Os alunos terão a oportunidade de ver peças como Tirando um som da garagem, Uma História de Medo! e De onde vêm as histórias de Clarice.

Na peça “Tirando um som da garagem”, por exemplo, um grupo formado por cinco jovens resolve montar uma banda e o desenrolar da história mostra como eles convivem com os dilemas da idade e as dificuldades do processo de amadurecimento.

“Estas ações incentivam e facilitam o acesso da rede às produções culturais de várias correntes diferentes. Não só o repertório cultural dos alunos é ampliado, mas também o dos professores, que saem da sala de aula para aprender junto com as suas classes”, afirma Claudia Rosenberg Aratangy, diretora de projetos especiais da FDE.

Neste mês, o investimento será de mais de R$ 7,8 milhões. As vagas são disponibilizadas mensalmente às diretorias regionais de ensino e as escolas estaduais são responsáveis por organizar as visitas. O transporte e o lanche dos alunos são fornecidos pela Secretaria.

Até o fim de 2013, pelo menos R$ 28 milhões serão investidos no programa para a realização de mais de 31 mil atividades culturais. Elas deverão beneficiar cerca de 1,2 milhão de alunos em todo o Estado.

Faça aqui o download de fotos do Cultura é Currículo.