• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 04/10/2013
Releases

Educação faz de peças teatrais e espetáculos de dança aliados do ensino de 5,7 alunos da região de Rio Preto

Ação integra o programa Cultura é Currículo da Secretaria da Educação e permite que estudantes de todas as séries participem das atividades A Secretaria da Educação do Estado de São […]

Ação integra o programa Cultura é Currículo da Secretaria da Educação e permite que estudantes de todas as séries participem das atividades

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo vai levar mais de 227 mil alunos da rede de ensino, sendo 5,7 mil da região de São José do Rio Preto, para assistir a espetáculos de teatro, música e dança. A ação faz parte do programa Cultura é Currículo, implantado pela Secretaria por meio da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE),  que transforma as atividades culturais em aliadas do ensino.

O projeto tem como objetivo proporcionar uma maneira diferente de aprendizado por meio de visitas a espaços culturais. Muitos dos estudantes nunca estiveram nestes lugares. Eles terão a oportunidade de ver o Concerto Didático, com orquestra sinfônica. No espetáculo, serão executados trechos de obras de música erudita e explicações técnicas a respeito de instrumentos, vozes, estilos e linguagem musical.

“Estas ações incentivam e facilitam o acesso da rede às produções culturais de várias correntes diferentes. Pela variedade de atividades, não só o repertório cultural dos alunos é ampliado, mas também o dos professores, que saem da sala de aula para aprender junto com as suas classes”, afirma Claudia Rosenberg Aratangy, diretora de projetos especiais da FDE.

Neste mês, o investimento será de mais de R$ 7,8 milhões. As vagas são disponibilizadas mensalmente às diretorias regionais de ensino e as escolas estaduais são responsáveis por organizar as visitas. O transporte e o lanche dos alunos são fornecidos pela Secretaria.

Até o fim de 2013, pelo menos R$ 28 milhões serão investidos no programa para a realização de mais de 31 mil atividades culturais. Elas deverão beneficiar cerca de 1,2 milhão de alunos em todo o Estado.

Na página da Educação é possível fazer download de fotos do Cultura é Currículo.