• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 22/08/2018
Governo do Estado de São Paulo
Últimas Notícias

Educação financeira é tema de eletiva na escola Milton da Silva Rodrigues

Alunos aprendem como desenvolver planilhas que auxiliam no controle de gastos diários, por exemplo

Educação financeira é tema de disciplina eletiva na escola Milton da Silva Rodrigues, na capital paulista. Desde 2014, alunos criam mecanismos que auxiliam na organização e no controle de gastos domésticos no dia a dia.

“Os alunos aprendem como trabalhar com a planilha do Excel, calcular juros, como ajudar a família a economizar para a realização de um sonho, como uma viagem ou a formatura do Ensino Médio, por exemplo”, explicou a professora de matemática e da eletiva, Marilene Magalhães Chichette.

Em parceria com um banco do bairro, a unidade de ensino conseguiu incentivar os alunos a abrirem uma poupança com o objetivo de poupar dinheiro no final do mês. Os jovens tiveram também a oportunidade de conhecer a Bolsa de Valores de São Paulo e acompanhar as operações.

Em 2016, a jovem Ana Luisa Lima Miyamoto, participou da eletiva e desde então vem economizando dinheiro com um propósito. “As aulas mudaram a minha percepção das coisas, se antes eu gastava todo o dinheiro que eu tinha quando ia ao cinema, por exemplo, hoje vou guardando um pouco por mês na conta que os professores me ajudaram a abrir. Isso vai de encontro ao meu projeto de vida, que é fazer um intercâmbio para o Canadá”, contou.

Segundo Mario Aparecida Peres Lavorente, coordenador da unidade de ensino, os alunos levam todo o conhecimento para as suas famílias. “Eles levam para casa o que aprendem aqui, eles criam planilhas de consumo para os pais e passam a economizar em coisas simples do dia a dia, como apagar a luz ao deixar um cômodo da casa, passar menos tempo no banho. Os estudantes passaram a enxergar o consumo de outra maneira”, disse.

Os alunos aprendem avaliar qual é o melhor momento e a melhor forma para efetuar uma compra, desenvolvem planilhas que auxiliam no controle de gastos diários, entre outras atividades.

No primeiro semestre deste ano, o aluno Gustavo de Jesus decidiu fazer parte da eletiva para saber como planejar o seu futuro financeiro. “Eu quero saber como administrar meu dinheiro e ter o conhecimento de controle de gastos e Excel vai ser bom pro meu currículo”, explica.