• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 27/06/2014
Escola da Família

Educação firma parceria para certificar trabalho de voluntários do Escola da Família

Atualmente, 2,3 mil unidades de ensino contam com o trabalho espontâneo de mais de 12 mil pessoas

A Secretaria da Educação assinou, nesta sexta-feira (27), o termo de cooperação para aprimorar o serviço voluntário no programa Escola da Família. A parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Social, responsável pelo projeto SP Voluntário, prevê também cursos à distância de gestão para educadores.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Hoje, as 2,3 mil unidades de ensino contam com o trabalho espontâneo de mais de 12 mil pessoas aos fins de semana. Os “voluntários da Educação” atuam em ações de esporte, cultura, lazer, saúde e trabalho. Os interessados dedicam o tempo livre para auxiliar a promoção das atividades gratuitas voltadas aos alunos e a comunidade escolar, como por exemplo, aulas de dança ou oficinas de artesanato. Todos são supervisionados pela coordenação local do Programa.

Com a nova parceria, estão previstas para os próximos meses ações de capacitação para gestores de voluntariado (vice-diretores e professores coordenadores de núcleo pedagógico) e a entrega, em dezembro, de certificados para aqueles que trabalham de forma espontânea nas escolas da rede estadual paulista.

“O voluntário fortalece a participação da sociedade na educação. Ao reconhecer esse esforço espontâneo, incentivamos outros adeptos e ampliamos a nossa rede de atuação”, afirma Rose Louback.

SP Voluntário

O SP Voluntário, instituído pelo decreto nº 59.870/13, mantém ativo um cadastro extenso de voluntariado, associações e fundações que atuam em iniciativas dessa natureza no Estado. O programa é reconhecido pela Organização das Nações Unidas e também é ponto de referência de gestores públicos e programas realizados nos órgãos do governo de São Paulo.