sexta-feira, 05/04/2013
Creche Escola

Educação foca em ampliação de parcerias com municípios em Congresso Estadual

Em 2013, cidades conveniadas receberão R$ 371 mi em investimentos em transporte, merenda e creches

“Em um Estado com 645 municípios e com uma rede estadual com milhões de crianças, a municipalização é extremamente importante para que os alunos tenham transporte, merenda, material escolar e outros”.

A fala do secretário da Educação, Herman Voorwald, durante o 57º Congresso Estadual de Municípios, em Santos, confirma a importância do tema para a Secretaria da Educação. Durante o evento, prefeitos de todo o Estado esclareceram dúvidas sobre convênios e parcerias com representantes da Educação.

Neste ano, será destinado aos municípios conveniados R$ 371 milhões para ampliar os serviços descentralizados de alimentação, de transporte escolar e para a construção de creches.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Para melhorar ainda mais a merenda servida aos alunos da rede estadual, o investimento será de R$ 245 milhões e haverá aumento de 100% na verba para os 616 municípios conveniados, que passarão a receber do Estado R$ 0,50 por estudante atendido diariamente em escolas regulares. No caso das escolas de tempo integral, o repasse terá acréscimo de 555%.

Além disso, serão empregados R$ 93 milhões na compra de ônibus e micro-ônibus, no segundo semestre, para transporte escolar em 449 cidades. Haverá ainda investimento de cerca de R$ 33 milhões para a construção de 20 unidades de educação infantil, por meio do programa Creche-Escola, em 20 municípios.

Para ex-Dirigente de Ensino de Sorocaba e atual prefeita da cidade de Piedade, Maria Vicentina Goidinho P. da Silva, a parceria entre Estado e município é sempre positiva. “Nós queremos formar uma geração e é para ela que estamos dedicando esse tempo e buscando todas essas parcerias. Ganha o município, ganha a comunidade e ganham os alunos”, afirma.